Aforismos (36): Anatomia do escravo natural
1.
A escravidão não é causa de desmoralização do homem, mas efeito.
2.
Para pôr de joelhos o escravo natural, não é preciso pô-lo a ferros; dê-lhe apenas drogas, sexo, pão e circo.
3.
A palavra liberdade, no dicionário do Diabo, é sinônimo de carnaval.
4.
A escravidão tradicional tornou-se desnecessária após a invenção da psicologia moderna.
5.
O pelourinho não foi abolido por ser desumano, mas por ser pouco eficaz.
6.
A prostração da alma dispensa a prisão do corpo.
7.
O Estado Social, magnata da pecuária extensiva, cria pobreza para se alimentar dela.
8.
Do ponto de vista do dono, não há contradição em permitir o recebimento de salário pelo escravo natural, desde que possa tributar uma gorda fatia.
9.
São direitos fundamentais absolutos do escravo natural: o direito de comer sem trabalhar (direito à preguiça); o direito de opinar sem estudar; o direito à promiscuidade segura; o direito à distração eterna; o direito à felicidade imediata; o direito ao consumo de narcóticos; o direito ao uso de smartphones.
10.
O único dever fundamental do escravo natural é frequentar uma escola gratuita "aprovada" por seu dono.
11.
A lei da escola compulsória é a revogação tácita da Lei do Ventre Livre.