HUMILDADE DO SABER

   O conhecimento para avançar exige uma certa humildade no seu reconhecimento do que já sabe e do que ainda não se sabe (numa abertura de espírito para ulteriores conhecimentos e saberes). Caso contário, só haverá certezas e mais certezas...ou melhor, ignorâncias inconscientes quanto a realização de um despertar profundamente criativo. Nesse caso, nada mais resta do que uma tola presunção a serviço do embrutecimento cognitivo e intelectual! E quanto mais a vaidade reinar numa mente que se diz intelectual, menos haverá aquele amor singelo ao saber e, portanto, maior atraso existirá no seu âmbito, gerando estagnação e impossibilidade para um diálogo com o diferente, com quem poderia ser um contaponto edificante e enriquecedor. Se não existe oposição de ideias e reconhecimento das convergências, não existe diálogo e, tampouco, aprendizado, amizade e sabedoria. Uma nação que não estimula o diálogo está fadada ao autoritarismo. A ditadura estagnante dos imbecis.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 08/01/2024
Reeditado em 10/02/2024
Código do texto: T7971703
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.