Torna-te quem tu és!

Eu não quero ser um cara legal, eu quero ser eu mesmo, com todas as minhas pormenoridades. Talvez isso soe confuso ou mesmo arrogante, mas de fato, o que desejo é que nada externo à minha própria consciência molde o que eu sou e serei. Isso não significa, necessariamente, que eu darei as costas para as normas e regras que regem a sociedade na qual estou inserido, mas não há dúvida que eu não seguirei nada que não seja estritamente necessário seguir. Um homem verdadeiramente livre deve ter isso em mente sempre, que se ele próprio não se moldar à sua vontade e desejo, ele sempre será produto do que há à sua volta. Torna-te quem tu és! Disse Píndaro. Construa você mesmo sua pessoa, não delegue a outrem tarefa tão magnânima.

Por covardia ou carência, em geral os homens se deixam moldar pelos outros ao redor. Covardia pois não têm coragem de protestar internamente contra o que lhes é imposto - "seja assim, seja assado..." - e carência pois, uma vez que desejamos, na maior parte do tempo, aprovação dos outros, acabamos nos modelando de acordo com aquilo que seria o agradável à esses outros, não à nós mesmos.

Não se trata de ser um narcisista sem escrúpulos, pois até os narcisistas precisam dos outros para usar como ferramenta de alimentação dos seus próprios egos, mas de ser alguém verdadeiramente próprio, em sentido estrito, sem que isso implique causar o mal naqueles ao redor. Se, no entanto, você, ao ser você mesmo, desagradar os outros por uma questão de gosto, isto é, por as pessoas ao redor não gostarem do que você realmente é, sem que esse juízo negativo esteja fundamentado em um mal objetivo que você esteja causando a eles e à sociedade da qual faz parte, não só seria de bom tom, como também acredito que seja uma obrigação de um espírito verdadeiramente livre, dar as costas a essas pessoas e as ignorar. Não nascemos para agradar os outros, e do ponto de vista das normas legais, sequer temos essa obrigação. Como não há nada que te obrigue a ser um cara legal, sugiro que você seja você mesmo.

Augustophilo
Enviado por Augustophilo em 29/10/2023
Código do texto: T7919363
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.