Reflexoes sobre a obra de Sigmund Freud

Em sua obra "Reflexões sobre o mau estar na civilização" relata um pouco dos momentos de nossa vida, momento principal onde deixamos de fazer algo que gostamos por medo de sofrer.

Sabemos que temos um propósito para viver, se nao se tem fica dificil entender o porque vivemos, o porque levantamos todos os dias, o porque de nossa existencia. Vivemos muito em função do outro, muitos nao aceitam dizer isso, pois "não necessitam do proximo", ou de "ajuda", em fim o serhumano se esconde muito, tem medo de mostrar o que realmente ele é, por medo de perder sua "postura", postura esta que o mostra para a sociedade em si uma pessoa estremamente equilibrada, estabilizada, alguem de respeito. O ser "bom" pra sociedade nao significa ser rico, ser superior aos outros, precisa ser realmente humano, mostrando o que realmente sente, o que realmente é.

Conservando tudo isto, ainda assim é normal todas essas situações, pois nem todos vivem, e pensam do mesmo modo, por um lado se fosse assim nao teria graça, pois nao haveria disputa, nao haveria conquistas, muito menos experiencia. E a experiencia é algo que levamos sempre conosco, sendo boa ou ruim, ela esta conosco.

Como Freud diz, o passado também esta em nossas memorias, esta em tudo o que vemos, nao importando se foi ele bom ou ruim, até mesmo traumatizante, com o passado mudamos o presente, e construimos o futuro.

O mundo, a vida, pessoas, amores, dores, sentimentos em geral, sao concpçoes reais que as vezes ou na maioria das vezes, deixamos de pensar, pensamos só no momento em que estamos vivendo, pensamos em querer estar vivendo outras situaçoes melhores que estamos, pensamos em viver emoções, pensamos em fazer sexo por fazer, nao queremos pensar em responsabilidades, coisas duradouras, verdadeiras, pra que saber se é real ou nao, se quer ou se nao quer?, pra que se eu posso viver o agora, e deixar o amanha pra amanha? sao perguntas que passam na cabeça de todos, mas sabem o que simplismente elas fazem?deixam de pensar!

BeatrizTolotto
Enviado por BeatrizTolotto em 28/01/2008
Código do texto: T836481