1729- Japão & Brasil (20 ) Série -“Laços Poéticos-Históricos”-IKEBANA EM 11 ACRÓSTICOS
1729- Japão & Brasil (20 ) Série -“Laços Poéticos-Históricos”-IKEBANA
Homenagem-acróstica-histórica
Por Sílvia Araújo Motta
001:
I-Indicando a imortal arte japonesa
iK-ikebana tem certos princípios...
E-Especial atenção e amor pela linha,
B-Beleza pela forma e pela cor...
A-Arranjo ikebana tradicional
N-Na forma simples representa
A-A Terra, o Céu e o Homem.
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002:
I-Idéia de crescimento contínuo,
iK-ikebana transmite no ramo em botão,
E-Essência na vida, vitalidade...
B-Bem firme ao desabrochar,
A-A linha da haste mostra a verdade:
N-Não é obscurecida e caminha
A-Ao desenvolvimento, lentamente.
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003:
I-Importante citar nomes das hastes!
iK-ikebana traz na haste SOE, o homem...
E-Efeito de crescimento lateral com 2/3 da altura.
B-Bem na parte central, a haste SHIN
A-A representar o CÉU, principal e forte.
N-Na haste HIKAE, que é terciária
A-A simbilizar a terra: mais curta e à frente.
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004:
I-Invocação aos deuses exigia um local:
iK-ikebana:adornada com flor
E-Em forma perpendicular à base.
B-Bonito “rikka” do período Muromachi:
A-Ato de colocar flores no altar,
N-Na crença popular (1350-1573)
A-Ali, os deuses se instalavam.
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005-
I-Inicialmente, para o povo japonês,
iK-ikebana na religião simbolizava
E-Excelentes conceitos filosóficos
B-Budistas.Essa crença popular
A-Aos poucos foi modificando...
N-No entanto, passou a dar
A-A ênfase maior ao naturalismo.
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006:
I-Impossível não notar:
iK-ikebana tem três grupos de flores
E-Em forma triangular ereta,
B-Basta atenção ao grupo central,
A-A folhagem sempre vem.
N-Na parte intermediária e lateral
A-Arranjos têm flores e ramos inclinados.
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007:
I-Imponente no palácio,prédio ou templo
K-riKKa era o arranjo CLÁSSICO
E-Especialmente usado no Séc.VI, com
B-Belas flores eretas, colocadas em
A-Ambos os lados, dos altares,
N-Na extremidade: ramos e flores
A-Apontavam o céu, a indicar a Fé.
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008:
I-Indica amor e respeito à natureza
iK-ikebana, mais que um arranjo
E-Especial para enfeitar com flor...
B-Bem definida sua estrutura,
A-A partir do Século XVI...
N-Na fase anterior ao “ikebana”
A-Arranjos eram denominados “tatehani”.
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009:
I-Inúmeros nomes específicos cada
iK-ikebana tem apresentações diferentes.
E-Estilos: livre, moderno e de vanguarda...
B-bem explorados à partir do Séc. XVIII
A-Arranjos florais são chamados:
N-Na atualidade: ikebana, kadô e sôka.
A-Ambientes exigem arranjos diferentes.
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010:
I-Instruções para a conservação...
iK-ikebana deve ter recipiente adequado,
E-Escolha bem feita das flores e ramos.
B-Bem inportante é o sal na ponta da haste!
A-A poda ajuda na adaptação correta.
N-Na água pode-se diluir um pouco de
A-Ácido clorídrico ou sulfúrico.
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011:
I-Importantes cerimônias têm flores!
iK-ikebana “Chadô” tem estilo “hana”
E-Estilos de arranjos no Séc.XVIII:
B-Bem Moderno:”guendai-bana”!
A-Apontam estilo Livre: moribana,
N-Nageire,shoka, jiuka e outros!
A-Arranjo de Vanguarda:zen-eibana!
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(*)Chadô: Cerimônia do Chá.
(*)hana:significa flor
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Fonte: http://www.nihonsite.com.br
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Belo Horizonte, 24 de janeiro de 2008.
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