8103-SÃO JOÃO PAULO SEGUNDO (22º da Série) - 2º Dia da Novena-VERDADE - Acróstico-informativo nº 8103 Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

8103-SÃO JOÃO PAULO SEGUNDO (22º da Série) - 2º Dia da Novena-VERDADE

-

Acróstico-informativo nº 8103

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

-

S -Segundo DIA da NOVENA, traz a reflexão sobre

à -A importância da VERDADE, que é capaz de vencer

O -O próprio PODER, sob a luz da inteligência humana.

-

J -Jovens precisam desenvolver o espírito da Verdade.

O -O próprio Jesus Cristo nos ensinou: “Conhecereis

à -A Verdade e a Verdade vos libertarão.” Verdade:

O -O saber que liberta não depende apenas de instrução,

-

P -Possui o dever de servir à dignidade e grandeza

A -Aliadas ao conhecimento da realidade local e global:

U -Uma das condições para o mundo ter PAZ é dialogar com

L -Líderes na concepção da consciência humanística.

O -O Espírito Santo é que lhes mostrará a trilha da Verdade.

-

S -Sereno Peregrino, Modelo de diálogo entre líderes globais!

E -Encontravas a FORÇA na EUCARISTIA diante dos incrédulos!

G -Guardador do Rebanho de Cristo, o “Bom Pastor das Ovelhas”

U -Um Pregador do Evangelho para os que creem na Boa Nova.

N -Novo Modelo, criou para ensinar o CATECISMO aos Cristãos.

D -Defensor da VIDA desde a concepção até à morte natural.

O -Ó São João Paulo II ensina-nos a suportar nossa pesada cruz.

-

...........São João Paulo II, rogai por nós!..........

49- "Toda a grande rede das relações humanas nasce e regenera-se continuamente a partir da relação na qual um homem e uma mulher se reconhecem feitos uma para o outro e decidem unir as suas vidas num único projeto de vida." João Paulo II

-

2º DIA DA NOVENA A SÃO JOÃO PAULO II: A VERDADE

-

Ninguém pode ditar a outro a sua própria “verdade”. A verdade vence por seu próprio poder. Impor seus próprios pontos de vista torna as relações interpessoais piores, dando origem a disputas e tensões. Assim, uma das condições para manter a paz no mundo é respeitar a liberdade de consciência dos outros, mesmo que eles pensem de maneira muito diferente de nós.

A verdade é a luz da inteligência humana. Se desde a juventude a mente humana procura conhecer a realidade nas suas várias dimensões, faz isto a fim de possuir a verdade, para viver a verdade. Tal é a estrutura do espírito humano.

A fome de verdade é a sua aspiração e expressão fundamental. Cristo diz: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Das palavras do Evangelho, estas certamente estão entre as mais importantes. Elas se referem, na verdade, ao homem todo. Explicam a base sobre a qual são construídas a partir de dentro, na dimensão do espírito humano, a dignidade e a grandeza próprias do homem.

O conhecimento que liberta o homem não depende apenas da instrução, mesmo que seja na faculdade; também o pode possuir um analfabeto; mas esta instrução, como conhecimento sistemático da realidade, deve servir a essa dignidade e grandeza. Portanto, deveria servir à verdade (…). Neste campo as palavras de Cristo: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” vêm a ser um programa essencial.

Os jovens, se podemos dizer assim, têm um “senso de verdade” congênito. E a verdade deve servir para a liberdade: os jovens também têm um espontâneo “desejo de liberdade”. O que significa ser livre? Significa saber usar a nossa liberdade na verdade, ser “verdadeiramente” livre.

Ser verdadeiramente livre não significa de forma alguma fazer tudo aquilo que me agrada ou que eu queria fazer. A liberdade traz consigo o critério da verdade, a disciplina da verdade. Ser verdadeiramente livre significa usar a própria liberdade para aquilo que é verdadeiramente bom (…) para ser um homem de reta consciência, ser responsável, ser um homem “para os outros”.

Carta Apostólica do Papa São João Paulo II aos jovens do mundo,

por ocasião do Ano Internacional da Juventude, 1985.

Oremos: Deus, nosso Pai, diante da Igreja do terceiro milênio se abre um vasto oceano de credos de nosso mundo contemporâneo. Crendo em Vós, colocando a minha esperança em Cristo, desejo imitá-Lo e experimentar o milagre de uma pesca abundante. Vinde em auxílio de todos os cristãos da nossa geração para nos lançarmos nas profundezas da verdade, do bem e da beleza. Fazei do nosso Santo Padre João Paulo II o patrono da nova evangelização, e por sua intercessão concedei-nos esta graça (fazer pedido) Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória e Ladainha.

-

Oratório/Capela São João Paulo II:

(Sempre aos Domingos, às 17horas.)

Rua Américo Werneck 330, Bairro Mangabeiras,

Belo Horizonte, MG, Brasil, 2ª feira, 03/março de 2025.

-

https://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/8276731

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 03/03/2025
Reeditado em 03/03/2025
Código do texto: T8276731
Classificação de conteúdo: seguro