ALM(A)IR

“ALMIR”

Significa príncipe e brilhante. indica uma pessoa carismática e persistente, que consegue altos pontos na profissão que escolhe, seja ela qual for. Tem grande habilidade para liderar grupos de trabalho e consegue bons lucros quando monta seu próprio negócio. (Significado dos nomes)

“ALMA”

Princípio de vida. Entidade a que se atribuem, por necessidade de um princípio de unificação, as características essenciais à vida (do nível orgânico às manifestações mais diferenciadas da sensibilidade) e ao pensamento. (Dicionário Aurélio)

...

“O ROTARIANO NÃO TEM FÉRIAS, O SEU TRABALHO NO SERVIÇO ROTÁRIO É PERMANENTE E QUANDO INGRESSOU NO CLUBE ASSUMIU O COMPROMISSO PERMANENTE DE TRABALHAR EXPRESSAMENTE CONTRA TUDO O QUE REPRESENTE PERIGO PARA A AMIZADE, O COMPANHEIRISMO, A PAZ, O BEM DE SEU SEMELHANTE E A ÉTICA PROFISSIONAL E PESSOAL.”

...

“HÁ UMA REALIDADE QUE NÃO PODE SER ESCONDIDA: EXISTEM AQUELES QUE, LOGO DE INÍCIO, VIVEM ROTARY, ENTENDEM ROTARY, ASSIMILAM ROTARY, POIS TRAZEM DENTRO DE SI O ESTIGMA DE ROTARY; EXISTEM TAMBÉM, OS QUE, SÓ DEPOIS DE ALGUM TEMPO SE DEIXAM IMPREGNAR PELA EMPOLGANTE MÍSTICA ROTÁRIA.

MAS, HÁ OS QUE NÃO SE INTEGRAM DE FORMA ALGUMA, QUE LOGO SE RETIRAM OU FICAM NO CLUBE COMO PESO MORTO QUE, AO INVÉS DE “CARREGAR O ANDOR”, NELE SE SENTAM, AUMENTANDO A CARGA DOS QUE LEVAM O ENCARGO ROTÁRIO A BOM TERMO.”

...

(trechos dos artigos ‘ FINAL? ‘ e ‘ VIVER ROTARY ‘ agrupados no livro “CONHECER PARA AMAR” de autoria do Comp. Almir Paula Lima - edição de 1996)

Existem homens e homens...

Da mesma forma,

Existem rotarianos e rotarianos...

Talvez a definição de um e de outro ou, a diferença entre um e outro estejam nos “versículos” acima.

E só mesmo quem se dedica a ROTARY de corpo e ALMA, é capaz de ter tanta clarividência e espírito para versejar palavras tão oportunas quanto estas colhidas de seu livro.

É necessário ser detentor de uma ALMA límpida e apaixonantemente entranhada nos dogmas e ensinamentos rotários para materializar as próprias palavras em atos e exemplos constantes de um perfeito rotarismo e um cristalino amor pela vida.

Amor este capaz de suplantar quaisquer que sejam as “peças” que a vida tem lhe pregado...

São como provações. Pedras num caminho antes aplainado...

Porém, são nas provações da vida que o verdadeiro homem, o grande guerreiro, demonstra sua força indestrutível, sua perseverança ao teimar em ser a mesma ALMA forte e carismática, não obstante a máquina, um pouco cansada e desgastada pelos caminhos dos anos vividos, tente frear a vontade de continuar caminhando...

É a luta - às vezes desigual - da ALMA contra sua COURAÇA, insistindo em dizer com voz altiva e força interior: “não, mais forte que o freio da máquina humana, está o combustível da vida!”

É difícil, muito difícil tecer palavras certas para definir esta ALMA:

“A ALMA DO ALMIR...”

ou melhor:

“A ALMA DO DR. ALMIR...”

ou, por outra:

“A ALMA DO COMPANHEIRO GOVERNADOR ALMIR...”

Aliás, num trocadilho armado pelo destino, ambas as palavras - “ALMA” e “ALMIR” - acabam se confundindo, e, quando nos referimos a ROTARY, ambas acabam - a bem da verdade - “SE FUNDINDO” numa só palavra.

Falar de ALMIR PAULA LIMA é o mesmo que falar de ROTARY CLUB DE LAVRAS, ou, mais perfeitamente: “é o mesmo que falar de ROTARY como um todo; é o mesmo que falar de ALMA ROTÁRIA”.

Este é o Comp. Gov. Almir: “a essência materializada de ROTARY”, a liderança nata de ROTARY, a célula viva de ROTARY. A força de um bravo lutador que não se deixa abalar por difíceis batalhas. Porque sabe - tem certeza, que após as árduas batalhas travadas no seu cotidiano, vencidas pouco a pouco, sobrevirá a brilhante e gloriosa vitória. A vitória da abnegação, da perseverança, do amor à vida e enfim, da missão rotária, que para si - e para todos nós rotarianos - ainda não terminou...

Somente conhece bem Almir Paula Lima, quem bem conhece a instituição ROTARY INTERNATIONAL. Porque Almir é Rotary, Rotary é Almir, e ambos são a mais pura e transparente “ALMA ROTÁRIA ”.

Prezado Companheiro Governador Almir, desculpe a ousadia em tentar retratá-lo através de parcas palavras, contudo, não pude resistir a esta tentadora missão.

Peço que não se atente à pobreza de expressões, e sim, à sinceridade daqueles sentimentos que, tenho convicção: não são apenas meus, mas, de todo o ROTARY CLUB DE LAVRAS.

Apenas mais uma observação: Curioso por saber qual o significado do nome ALMIR, fiquei gratamente surpreso ao deparar-me com uma correlação tão estreita, tão entrelaçada entre tal significado e a pessoa do GRANDE AMIGO E COMPANHEIRO ALMIR PAULA LIMA.

GBertolucciJr.

#gbertoluccijr

Associado representativo do Rotary Club de Lavras – Distrito 4560

Agosto/1998

GBertolucciJr
Enviado por GBertolucciJr em 12/05/2023
Reeditado em 15/05/2023
Código do texto: T7786100
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.