7233- DA PANDEMIA PARA A ENDEMIA-COVID-19 - Acróstico-histórico-informativo nº 7233 Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

7233- DA PANDEMIA PARA A ENDEMIA-COVID-19

-

Acróstico-histórico-informativo nº 7233

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

-

D-Diante do conhecimento do COVID-19,

A-Adquirido pelo excesso de informações...

-

P-Precisamos ter consciência e postura pessoal,

A-A forma de enfrentar, sem pânico, o COVID-19:

N-Na primeira fase-VIRAL há o remédio ideal...

D-Determinado pelo médico, no início, sem dúvida...

E-Existe a 2ª fase INFLAMATÓRIA, de internação,

M-Mais difícil de ser bloqueada. Mais complexa é a

I-Internação no CTI ou UTI, com outros riscos.

A-A Síndrome GRIPAL é fácil de ter identificação!

-

P-Precisamos mudar a forma negativa de enfrentar

A-As três fases do processo da vida, com COVID-19.

R-Receberemos TESTES nos meses de DEZ e JAN/2021.

A-Ainda teremos o tempo de espera que esta epidemia

-

A-Aterroriza, pela CURVA POLITIZADA pela MÍDIA...

-

E-Experiência comprovada pelas Equipes Médicas,

N-Na verdade, vê que esta doença ainda vai ficar entre nós

D-Durante alguns anos... E só poderá desaparecer

E-Em fases de TESTES de Vacina, Aprovação, Produção...

M-Mais o tempo da distribuição e aplicação por escala...

I-Isto é importante: -Faça sua parte! Cuide-se! Cuide dos Outros!

A-Afastemos dos riscos! Use máscara! Façamos a higienização!

-

Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, sábado, 27 de junho de 2020.

-

CURIOSIDADES:

1-Segundo uma especialista em doenças infecciosas da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, Rosalind Eggo, “UMA INFECÇÃO ENDÊMICA está presente em uma área permanentemente, o tempo todo, durante anos”, como a varicela e a malária; EPIDEMIA “é o aumento nos casos, seguido por um pico e depois diminuição” e PANDEMIA “é a epidemia que ocorre ao redor do mundo aproximadamente ao mesmo tempo”.

-

2-SURTO: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades. Em algumas cidades (como Itajaí-SC), a dengue é tratada como surto (e não como epidemia), pois acontece em regiões específicas (um bairro, por exemplo).

3-EPIDEMIA: a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país. Exemplo: no dia 24 de fevereiro, vinte cidades haviam decretado epidemia de dengue.

4-PANDEMIA: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de epidemia para pandemia quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes do mundo. A aids, apesar de estar diminuindo no mundo, também é considerada uma pandemia.

5-ENDEMIA: a endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais. A febre amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região Norte do Brasil.

Fonte: UOL

-

https://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/6989561

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 27/06/2020
Reeditado em 27/06/2020
Código do texto: T6989561
Classificação de conteúdo: seguro