1297-O LEÃO APAIXONADO -(10)-SÉRIE FÁBULAS SÉRIE: “O mais BELO VALE de Minas” Nº 136.

1297-O LEÃO APAIXONADO -(10)-SÉRIE FÁBULAS SÉRIE: “O mais BELO VALE de Minas” Nº 136.

Acróstico-alegórico com Preceitos

aprendidos em Belo Vale,

Por Sílvia Araújo Motta

O-O leão apaixonado perdeu sua dignidade!

-

L-Levado pela paixão ficou sem seus dentes

E-E sem garras. Destruída sua fortaleza,

Ã-Atacado pelos cães inimigos, não pode se defender!

O-O “escudo protetor” levou-lhe à fragilidade .

-

A-A paixão precisa conhecer os limites:

P-Prudência e sincera confiança mútua.

A-Alimentar a idéia de ser super-homens

I-Impõe uma personalidade doentia.

X-Xerife, “durão” o tempo todo, é utopia!

O-Os pontos fracos devem ser mapeados,

N-No estudo da razão que os motivou.

A-Apesar dos milênios, modos neuróticos

D-De amar e ser amado, são os mesmos.

O-O certo é saber:“Amar não é sofrer.”

-

Resumo da Fábula e Comentário:

A paixão tão forte do leão pela Marquesa de Sévigne,(1626-1696) a cortejada, por suas cartas e beleza rara, foi aguçada pelo melhor paladar do fruto proibido. Afinal, apesar de felino, “no tempo que os animais falavam” eles se comunicavam usando o mesmo “código dos homens:inteligência, força e vontade.”

Diante da preocupação do pai da jovem, o leão deixou-se levar pela proposta indecorosa de lhe cortarem as garras e lixarem seus dentes. “Com sabedoria, prudência e autodignidade, o homem pode poupar aflições que são de sua própria autoria.”

-

“O poder que tem sobre nós as pessoas que amamos é quase sempre maior que o que temos sobre nós mesmos.”(François VI, duque de La Rochefoucauld e príncipe de Marillac-Paris:1613-1680).

-

Belo Horizonte, 2 de julho de 2007.

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 03/07/2007
Código do texto: T550962
Classificação de conteúdo: seguro