MOSTEIRO DE MACAÚBAS***

("Santa Luzia - Minas Gerais... )

M antém

O rdem...

S incera

T utela

E smera!

I ncorpora

“R ecanto

O utrora!”

D esvela

E ncanto!

“M edianeira

A rquidócil

C ontém

A mém!”

Ú til...

B risa

A lvissareira

S ensibiliza!

(... Quanta harmonia, fascinas rosais!")

---------------------------------------------------------------------------------

***300 anos de FÉ!

1714: Conforme promessa, Félix da Costa iniciou a construção da Ermida às margens do Rio das Velhas. (Félix era natural de Penedo, Pernambuco, hoje Alagoas). Houve trabalho e doações do povo.

Daí fundada a Instituição Religiosa em devoção a Nossa Senhora da Conceição. Origem do 1º Colégio Feminino do Estado, onde estudaram as filhas de Chica da Silva.

O Colégio foi fechado (1933), permanecendo o Mosteiro, chamado de Macaúbas (espécie de palmeira da Mata Atlântica)... A região coleciona relevantes benfeitorias e no interior do Mosteiro existe admirável Capela com detalhes em ouro.

“Mosteiros são de Ordem e sempre têm regime de clausura (como é o nosso caso), ao contrário dos Conventos, formado por Congregações”, esclarece Irmã Maria Imaculada, que vive no Mosteiro desde 1955.

Freiras, alguns funcionários e voluntários cuidam da preservação do patrimônio. Há empenho desde o cultivo de flores, principalmente rosas, até a fabricação caseira de doces, vinhos, licores muito apreciados e adquiridos por visitantes. Todos são bem-vindos!

2014: Além do Jardim do adro e replantio de flores, sob novas luzes a comunidade mineira está em festa (08/12) com missas em latim e procissão de Nossa Senhora! Tudo isso para celebrar o Tricentenário, na presença de Arcebispos.

“Desejamos a todos uma semana abençoada!” (Irmãs Concepcionistas – Mosteiro de Macaúbas).

---------------------------------------------------------------------------------

FElicidade sempre!

João Miguel dos Santos Remador
Enviado por João Miguel dos Santos Remador em 07/12/2014
Reeditado em 09/12/2014
Código do texto: T5061971
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.