MOSTEIRO DE MACAÚBAS***
("Santa Luzia - Minas Gerais... )
M antém
O rdem...
S incera
T utela
E smera!
I ncorpora
“R ecanto
O utrora!”
D esvela
E ncanto!
“M edianeira
A rquidócil
C ontém
A mém!”
Ú til...
B risa
A lvissareira
S ensibiliza!
(... Quanta harmonia, fascinas rosais!")
---------------------------------------------------------------------------------
***300 anos de FÉ!
1714: Conforme promessa, Félix da Costa iniciou a construção da Ermida às margens do Rio das Velhas. (Félix era natural de Penedo, Pernambuco, hoje Alagoas). Houve trabalho e doações do povo.
Daí fundada a Instituição Religiosa em devoção a Nossa Senhora da Conceição. Origem do 1º Colégio Feminino do Estado, onde estudaram as filhas de Chica da Silva.
O Colégio foi fechado (1933), permanecendo o Mosteiro, chamado de Macaúbas (espécie de palmeira da Mata Atlântica)... A região coleciona relevantes benfeitorias e no interior do Mosteiro existe admirável Capela com detalhes em ouro.
“Mosteiros são de Ordem e sempre têm regime de clausura (como é o nosso caso), ao contrário dos Conventos, formado por Congregações”, esclarece Irmã Maria Imaculada, que vive no Mosteiro desde 1955.
Freiras, alguns funcionários e voluntários cuidam da preservação do patrimônio. Há empenho desde o cultivo de flores, principalmente rosas, até a fabricação caseira de doces, vinhos, licores muito apreciados e adquiridos por visitantes. Todos são bem-vindos!
2014: Além do Jardim do adro e replantio de flores, sob novas luzes a comunidade mineira está em festa (08/12) com missas em latim e procissão de Nossa Senhora! Tudo isso para celebrar o Tricentenário, na presença de Arcebispos.
“Desejamos a todos uma semana abençoada!” (Irmãs Concepcionistas – Mosteiro de Macaúbas).
---------------------------------------------------------------------------------
FElicidade sempre!