1173 - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA-SÉRIE: “O mais BELO VALE de Minas” Nº 013

1173 - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA-SÉRIE: “O mais BELO VALE de Minas” Nº 013

Acróstico-histórico

Por Sílvia Araújo Motta

E-Estação Ferroviária Bello Valle iniciou

S-Seu Conjunto Arquitetônico em 1914.

T-Tem estilo neoclássico nos arcos, no teto,

A-A simetria, os lambrequins, o telhado;

Ç-Característica decorativa marcou

Ã-Arquitetura de atrativas paredes,

O-Orgulho do patrimônio valorizado.

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F-Famosa “Linha do Paraopeba”

E-Em bitola larga, foi construída.

R-Realmente a 20 de junho de 1917

R-Recebeu trens nos trilhos. Inaugurado

O-O seu percurso, saía da Estação

V-Viabilizada “Joaquim Murtinho”com

I-Iluminação própria nos carros e restaurante

Á-A conduzir importantes passageiros;

R-Realçava seu caminho até Belo Horizonte

I-Intensa baldeação para o Rio de Janeiro

A-Até 1979 e extinto o Trem de Passageiros.

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H-Histórias verídicas confirmam:

I-Importância daquela construção:

S-Seria para aliviar o tráfego de

T-Trens entre Belo Horizonte e Rio.

Ó-O percurso passava pela Zona

R-Reservada para a rica mineração.

I-Inesquecível baldeação em Burnier;

C-Com dificuldades na Operação da

A-Antiga Estação de João Ribeiro/1914.

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M-Mas a Estação General Carneiro

I-Inovada com “bitola de métrica”

N-Na verdade, continuou mantida.

E-E até hoje, movimento de “cargueiros”

I-Inspecionado pela Concessionária MRS

R-Recebe-os ainda, até o Barreiro e FCA,

A-Atualizadas bitolas mista, métrica e larga.

Belo Horizonte, 6 de maio de 2007

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 06/05/2007
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