1173 - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA-SÉRIE: “O mais BELO VALE de Minas” Nº 013
1173 - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA-SÉRIE: “O mais BELO VALE de Minas” Nº 013
Acróstico-histórico
Por Sílvia Araújo Motta
E-Estação Ferroviária Bello Valle iniciou
S-Seu Conjunto Arquitetônico em 1914.
T-Tem estilo neoclássico nos arcos, no teto,
A-A simetria, os lambrequins, o telhado;
Ç-Característica decorativa marcou
Ã-Arquitetura de atrativas paredes,
O-Orgulho do patrimônio valorizado.
-
F-Famosa “Linha do Paraopeba”
E-Em bitola larga, foi construída.
R-Realmente a 20 de junho de 1917
R-Recebeu trens nos trilhos. Inaugurado
O-O seu percurso, saía da Estação
V-Viabilizada “Joaquim Murtinho”com
I-Iluminação própria nos carros e restaurante
Á-A conduzir importantes passageiros;
R-Realçava seu caminho até Belo Horizonte
I-Intensa baldeação para o Rio de Janeiro
A-Até 1979 e extinto o Trem de Passageiros.
-
H-Histórias verídicas confirmam:
I-Importância daquela construção:
S-Seria para aliviar o tráfego de
T-Trens entre Belo Horizonte e Rio.
Ó-O percurso passava pela Zona
R-Reservada para a rica mineração.
I-Inesquecível baldeação em Burnier;
C-Com dificuldades na Operação da
A-Antiga Estação de João Ribeiro/1914.
-
M-Mas a Estação General Carneiro
I-Inovada com “bitola de métrica”
N-Na verdade, continuou mantida.
E-E até hoje, movimento de “cargueiros”
I-Inspecionado pela Concessionária MRS
R-Recebe-os ainda, até o Barreiro e FCA,
A-Atualizadas bitolas mista, métrica e larga.
Belo Horizonte, 6 de maio de 2007