VALEU ZUMBI!
("Dos Palmares... )
V ivaz
A frodescendente
L uzente,
E ficaz
U niversalmente!
"Z elo"
U rdiu
M erecê-lo,
B rasil
I ncluiu!
(... Unidos além-mares!”)
------------------------------------------------------------------------------------
1655: Linhagem de rei do Congo, princesa Aqualtune, e "Grande Chefe" Ganga Zumba, — de quem era sobrinho, — do alto da “Serra da Barriga” nasceu Zumbi: para ser brilhante guerreiro...
Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares (atual União dos Palmares, Alagoas) tornou-se um herói nacional e universal ao mesmo tempo... Universal porque lutava pela liberdade e nacional porque sua existência (junto com os quilombolas) resistiu à submissão, por isso foi preso e morto em 20 de novembro de 1695... Era casado com Dandara, três filhos.
Podemos e devemos enaltecer aquele passado histórico e heroico, até porque ali estava o embrião do nosso futuro país. Sim, do Brasil deveras Independente... Se, à luz da realidade, ele já refletia um admirável defensor imortal: Zumbi (= “eis o espírito”) foi publicamente reconhecido como símbolo maior da Cultura Afro-Brasileira.
"Hoje temos um imenso país livre de preconceitos. E a abolição universal da escravidão é uma conquista!" (Abel dos Santos, Professor de História).
------------------------------------------------------------------------------------
À Lei 9.394 de 20/12/1996, Lei 10.639 de 09/01/2003 “reitera” — vibração que o povo desde outrora "incorporou" — 20/11: Dia da Consciência Negra.
“VALEU ZUMBI!”