ALICE MUNRO (NOBEL)
(“País das Maravilhas?”... )
A liás,
L ilás
I maginário,
C éu
E xtraordinário!
M ulher
U rgente
N obel
R equer:
O bjetivamente!
(N ovela?
O disseia?
B ela
E streia
L aurel!)
(... Feliz às Cartilhas!)
-----------------------------------------------------------------------------------
Nascida em 10/07/31 — Wingham, Ontário — Canadá, Alice Munro tornou-se a décima terceira mulher vencedora do Nobel de Literatura. Além de embolsar R$ 2,7 milhões, é a primeira vez (desde 1901) que se contempla especialista em “Contos!”
Carreira muito bem “Alicerçada”, Munro tem catorze coletâneas, originais construídos desde cedo: “Dona de Casa Encontra Tempo para Escrever Contos”, disse. Daí valeu publicação e os três Governor General's Literary Awards (1968, 1978 e 1986); também o National Book Critics Circle — USA (1998) e o Man Booker International (2009) entre outros prêmios!
Alice, que é cronista, desatou a escrever: virou romance, filme encantando um mundo de fãs. Suas maravilhas extrapolam “As Luas de Júpiter” (1982).
"Faria as pessoas veem o conto como uma arte importante, não apenas algo que você brincou até obter um romance escrito!" (Entrevista em Victoria à CBC-TV)... Ah! Universo respira “Felicidade Demais” (2009).
“Forma de chegar ao impossível, é acreditar que é possível!” (Lewis Carroll — autor de “Alice no País das Maravilhas”).
“Alice, mestra da narrativa breve contemporânea!" (Swedish Academy).
-----------------------------------------------------------------------------------
Aqui e "ali se" diz: "Conto" com você!