4556-ALBERTO SANTOS DUMONT-PAI DA AVIAÇÃO-Acróstico-informativo- nº 4556- Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

4556-ALBERTO SANTOS DUMONT

-

Acróstico-informativo- nº 4556

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

-

A-Aeronauta, bom filho de um engenheiro.

L-Lia os livros de Júlio Verne. Em França,

B-Bom mecânico, graduou-se em Paris.

E-Em 1897, fez sua primeira subida, em Balão.

R-Repetindo no ano seguinte, no “Balão Brasil”

T-Todos viram no “Jardim da Aclimação”

O-O brasileiro que seria o “Pai da Aviação.”

-

S-Seu 14-BIS ficou imortal pela dirigibilidade.

A-A França deu-lhe o prêmio “Deustsch” (1901).

N-No balão que saiu de Saint-Cloud (em Paris) e

T-Tendo o controle, subiu, contornou a Tour Eifell e desceu.

O-O primeiro RECORDE DE AVIAÇÃO no mundo:

S-Seu percurso comprovou e recebeu a premiação.(*)

-

D-Dia 23 de outubro! Dia do AVIADOR!

U-Uma “Praça 14-BIS” existe em São Paulo.

M-Monumentos merecidos de aplausos ao Inventor!

O-O MINEIRO da Estação de Rocha Dias,

N-Nascido na Fazenda de Cabangu, perto de Palmira,

T-Teve seu 1º Aparelho mais pesado do que o AR.

-

Belo Horizonte, 4 de setembro de 2012

Visita Técnica do CEPE-2012 no CIAAR-PAMA-LS.

-

(*)CURIOSIDADES:

1*19-10-1901- Grande consagração de Santos-Dumont, ao provar a dirigibilidade dos balões. Concorrendo ao Prêmio Deutsch de La Meurthe com o balão Dirigível Número nº 6, saiu de Saint-Cloud, contornou a Torre Eiffel e retornou ao ponto de partida.

Santos Dumont também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina.

-

2*- Outra curiosidade envolvendo Santos-Dumont foi a criação do relógio de pulso. Sem poder acompanhar o tempo em que permanecia no ar, com o relógio no bolso, o aviador sugeriu então ao amigo relojoeiro Cartier que adaptasse “alças” ao objeto. O modelo do relógio foi chamado de “Santôs” e existe até hoje...

-

3*- 23/10/1906 em Bagatelle (França), faz um voo de cerca de 50 [...]metros, a cerca de 2 a 3 metros de altura, conquistando a Taça Archdeacon, sendo considerado a primeira vez que uma aeronave desliza e decola utilizando apenas suas próprias forças.

-

4*-Filatelia: Série aérea de 5 valores emitida em 28/10/1929 alusiva a Primazia Aeronáutica, cujos selos mostram: 50 réis (Bartholomeu de Gusmão, 08/08/1700), 200 réis (Dirigível nº 6, Santos Dumont, 19/10/1901), 300 réis (Pax, Augusto Severo, 12/05/1902), 500 réis (Biplano 14 BIS, Santos Dumont, 12/11/1906) e 1.000 réis (Ribeiro de Barros, Hahú, 05/07/1927). RHM: A-17/A-21. Nota: Esta série foi emitida com outras filigranas. RHM: A-26/A-30.

-

5*- Em 1936, o Ministério da Aeronáutica, regulamentou o dia 23 de outubro, dia em que o 14-BIS ergueu-se do solo, como sendo o “Dia do Aviador”, em homenagem ao feito glorioso do seu Patrono, Alberto Santos Dumont.

-

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Dumont

http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografo-santos-dumont.html

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 05/09/2012
Reeditado em 05/09/2012
Código do texto: T3866280
Classificação de conteúdo: seguro