O Itan do Homem sem morada
Havia um homem que não tinha paradeiro, não conseguia fixar-se em nenhum lugar, por
mais que para isso se esforçasse.
Sempre que se estabelecia em algum lugar, depois de trabalhar a terra e fazer sua
plantação, acabava sendo expulso dali e outra pessoa se beneficiava de seu trabalho, ficando
dono de tudo o que por direito deveria ser dele.
Certo dia, desesperado com sua sina, foi consultar Ifá e na consulta surgiu Okanran
Meji que lhe determinou fazer um sacrifício de um cão em honra de Ogun, o que deveria ser
feito no interior de uma floresta ou mata fechada.
Logo que o sacrifício foi feito, ouviu-se um barulho ensurdecedor, e diante do homem,
surgiu Ogun, o dono daquela terra.
Apavorado diante da terrível visão do Orixá, o homem lançou-se ao chão implorando
misericórdia e proteção ao Deus da Guerra e da Agricultura.
Ogun, penalizado pela sua situação e pelo respeito demonstrado, concedeu-lhe
permissão para estabelecer-se ali mesmo, em terra de sua propriedade.
A partir de então, o lavrador pode trabalhar a terra: plantar e colher, usufruindo assim,
o resultado do seu trabalho, sem que ninguém viesse mais apossar-se do que era seu
conhecendo então, a fartura e a riqueza.
Ebó: Torra-se uma boa quantidade de milho, coloca-se em um alguidar grande,
sacrifica-se um cabrito, limpa-se, tempera-se com bastante epo pupa e ataré moído, assa-se
no braseiro, coloca-se no alguidar com o milho torrado, enfeita-se em volta com bastante
Mariwo e oferece a Ogun, junto com emu ou uma bebida de boa qualidade, dentro de uma
mata. Outros ingredientes podem ser acrescentados, dependendo de se perguntar no jogo o
que o Orixá quer mais.
Se houver necessidade de desvencilhar-se da pessoa que está ocasionando o
problema, recolhe-se um pouco do sangue do animal sacrificado e com ele, marca-se a porta
da casa da pessoa em questão. Este ultimo procedimento não é recomendado, pois ira
despertar a fúria de Ogun, que se lançará contra a casa marcada ocasionando ali um grande
mal, provavelmente a morte de alguém.
Mariwo:Folha de alta iportância no ritual do Candomblé também ligada ao Orixá Ogun.
Ebó:Limpeza ritualistica baseada na cultura afro-brasileira consiste em cantigas em alto e bom ton e seus ingredientem necessitam de frutas,legumes,verduras e sacrificio animal nem sempre.