CANCER

Caranguejo, de muitas patas,

Assim o câncer nos invade,

No início, apenas uma célula maligna,

Cresce, se multiplica rapidamente,

Eficiente tal qual ave de rapina,

Remói, corrói, é a dor mais temente.

Observação: O câncer geralmente leva um período de 03 a 05 anos para dar manifestações, exceto tipos bastante invasivos. Por isso faz-se necessário a prevenção. Exames anuais devem ser realizados independente de haver sintomas. No mundo atual, o estresse, ansiedade crônica, fumo, álcool, poluição, uso precoce de contraceptivos, mágoa, ira, rancor, tudo isso determina a redução da imunidade, propiciando o aparecimento do câncer.

Homens, não tenham medo do toque retal, pois o câncer de próstata geralmente ocorre na porção periférica da próstata, acessível ao toque.

Mulheres, realizar mamografia bilateral,citologia oncótica, colposcopia anualmente.

O câncer é curável desde que diagnosticado precocemente.

Atenção para denças virais, muitas transmitidas através de relação sexual:

- HPV - pode determinar CA de vulva, de vagina e de colo de útero. Quando da prática de coito anal, pode causar CA anorretal. Nesse último caso, diagnóstico precoce com anuscopia com magnificação.

- Hepatite B e C - podem cursar com gordura no fígado e evoluir para o CA hepático. Fazer a sorologia é importantíssimo.

- AIDS,

enfim, e tantas outras em que, o medo de se ter o diagnóstico, é o maior aliado para evoluir para óbito.

Não deixem para depos. PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO.

TECA FLOR
Enviado por TECA FLOR em 17/10/2011
Código do texto: T3281000