3893-LEV SEMENOVITCH VYGOTSKY - Acróstico-biográfico Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

3893-LEV SEMENOVITCH VYGOTSKY

-

Acróstico-biográfico nº 3894

Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

-

L-Lev Semenovitch Vigotsky, psicólogo nasceu

E-Em Orsha, na Rússia, em 17-novembro-1896;

V-Vida próspera, filho de família culta-judaica.

-

S-Simultaneamente fez o Curso de Direito,

E-Literatura e História. Muito interessado em

M-Medicina. Fez aperfeiçoamento constante:

E-Esteve no Doutorado defendendo a Tese

N-Na “Psicologia da Arte” em 1925. O estudo

O-Originou a tendência mundial de unificação

V-Vivenciada, antevendo as “Ciências Humanas”

I-Incluindo psicologia-cultural-histórica-instrumental!

T-Trabalhos de Campo, nos testes neuropsicológicos

C-Comprovaram Relação entre Pensamento e Linguagem

H-Hoje, como livro-guia aplicado por Especialistas.

-

V-Vigotsky deixou excelentes contribuições:

Y-Yes, até para a Corrente do Socioconstrutivismo

G-Garantida pelo papel das Relações Sociais

O-Operadas na Pedagogia Contemporânea,

T-Tratada no desenvolvimento mental de crianças!

S-Sempre ligado ao potencial humano-aprendizagem;

K-Knowing(Sábio) valorizou o papel do Professor!

Y-Yes, aos 37 anos, faleceu, em Moscou:11-6-1934.

-

Belo Horizonte, 12 de setembro de 2011.

-Obras:

-

PORTUGUÊS:

A Formação Social da Mente. SP, Martins Fontes, 1999.

Psicologia da Arte. SP, Martins Fontes, 2001

Pensamento e Linguagem.SP, Martins Fontes, 1987. (tradução da versão resumida norte-americana)

“Psicologia Pedagógica.” Porto Alegre, ARTMED, 2003

“Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.” (Vários autores). SP, Ícone/EDUSP, 1988

-

INGLÊS:

Consciousness as a problem in the Psychology of Behavior, essay, 1925

Educational Psychology, 1926

Historical meaning of the crisis in Psychology, 1927

The Problem of the Cultural Development of the Child, essay 1929

The Fundamental Problems of Defectology, article 1929

The Socialist alteration of Man, 1930

Ape, Primitive Man, and Child: Essays in the History of Behaviour. A. R. Luria and L. S. Vygotsky. 1930

Paedology of the Adolescent, 1931

Play and its role in the Mental development of the Child, essay 1933

Thinking and Speech, 1934

Tool and symbol in child development, 1934

Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes, 1978

Thought and Language, 1986

The Collected Works of L. S. Vygotsky, 1987

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 13/09/2011
Código do texto: T3216520
Classificação de conteúdo: seguro