3893-LEV SEMENOVITCH VYGOTSKY - Acróstico-biográfico Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
3893-LEV SEMENOVITCH VYGOTSKY
-
Acróstico-biográfico nº 3894
Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
L-Lev Semenovitch Vigotsky, psicólogo nasceu
E-Em Orsha, na Rússia, em 17-novembro-1896;
V-Vida próspera, filho de família culta-judaica.
-
S-Simultaneamente fez o Curso de Direito,
E-Literatura e História. Muito interessado em
M-Medicina. Fez aperfeiçoamento constante:
E-Esteve no Doutorado defendendo a Tese
N-Na “Psicologia da Arte” em 1925. O estudo
O-Originou a tendência mundial de unificação
V-Vivenciada, antevendo as “Ciências Humanas”
I-Incluindo psicologia-cultural-histórica-instrumental!
T-Trabalhos de Campo, nos testes neuropsicológicos
C-Comprovaram Relação entre Pensamento e Linguagem
H-Hoje, como livro-guia aplicado por Especialistas.
-
V-Vigotsky deixou excelentes contribuições:
Y-Yes, até para a Corrente do Socioconstrutivismo
G-Garantida pelo papel das Relações Sociais
O-Operadas na Pedagogia Contemporânea,
T-Tratada no desenvolvimento mental de crianças!
S-Sempre ligado ao potencial humano-aprendizagem;
K-Knowing(Sábio) valorizou o papel do Professor!
Y-Yes, aos 37 anos, faleceu, em Moscou:11-6-1934.
-
Belo Horizonte, 12 de setembro de 2011.
-Obras:
-
PORTUGUÊS:
A Formação Social da Mente. SP, Martins Fontes, 1999.
Psicologia da Arte. SP, Martins Fontes, 2001
Pensamento e Linguagem.SP, Martins Fontes, 1987. (tradução da versão resumida norte-americana)
“Psicologia Pedagógica.” Porto Alegre, ARTMED, 2003
“Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.” (Vários autores). SP, Ícone/EDUSP, 1988
-
INGLÊS:
Consciousness as a problem in the Psychology of Behavior, essay, 1925
Educational Psychology, 1926
Historical meaning of the crisis in Psychology, 1927
The Problem of the Cultural Development of the Child, essay 1929
The Fundamental Problems of Defectology, article 1929
The Socialist alteration of Man, 1930
Ape, Primitive Man, and Child: Essays in the History of Behaviour. A. R. Luria and L. S. Vygotsky. 1930
Paedology of the Adolescent, 1931
Play and its role in the Mental development of the Child, essay 1933
Thinking and Speech, 1934
Tool and symbol in child development, 1934
Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes, 1978
Thought and Language, 1986
The Collected Works of L. S. Vygotsky, 1987
---***---