O SALVACIONISMO RELIGIOSO (Aleixenko Oitavo)
O S A L V A C I O N I S M O R E L I G I O S O
Acreditar numa 'O'rdem superior e que o bem supremo consiste
em ajustar-se harmonio'S'amente a ela por definição;
e que a ancestral e intuitiv'A' percepção religiosa do homem,
tem uma necessidade essencia'L' de compreender a realidade que o cerca, o porquê do mundo visí'V'el e seu lugar dentro dele.
Toda experiência religiosa, brot'A' da interrogação em torno
das questões fundamentais, 'C'omo a existência humana (sic...) e
pode manifestar-se num sent'I'mento íntimo e pessoal,
ou assumir formas exteri'O'res precisas e estruturadas.
A partir de perspectivas difere'N'tes e de pessoas em particular,
porém não contrár'I'as entre si, nem muito ligadas.
São determinantes as vária'S' abordagens da religião,
que se pode definir em ter'M'os gerais como o conjunto relações entre os homens e 'O'utro ser ou potência superior,
ao qual, pode-se atribuir caráte'R' divino e sagrado.
A ele se rende ven'E'ração individual ou coletiva.
A crença na vida após a morte e o cu'L'to aos antepassados,
possivelmente foram fatores dec'I'sivos na gênese da experiência religiosa. As monoteístas, são as reli'G'iões que pregam o salvacionismo; por sinal são as ún'I'cas; que fundamentalmente mítico, de caráter divino, não místic'O'; e passa pela premissa teológica da existência de um Deu'S' único, que criou o
universo do nada, ao qual deve-se s'O'bre todas as coisas, amá-LO.
E deste amor vem a salvação da alma e redenção do espírito.
Quando não a ira pela enganação pelos doutrinadores,
ou ainda a avareza pela riqueza dos ministros (?).
(fevereiro/2008)
Por ALEIXENKO OITAVO, Primeiro Ministro do Reino de Gorobixaba