3702-ITABIRA HOMENAGEIA SILVIA ARAÚJO MOTTA

3702-Acróstico-histórico

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

P-Pedro Aleixo nascido em Mariana, Minas Gerais,

E-Em 1º de agosto de1901; filho de José Caetano e

D-D. Úrsula Martins Aleixo; “Sábio, Grande Orador”

R-Reconhecido cultor das Letras, amava escrever...

O-Orgulho dos Mineiros, pelos valores excepcionais:

-

A-As virtudes cívicas, morais e de notório saber!

L-Líder estudante da Casa de Afonso Pena, turma de 22,

E-Exerceu atividades no Magistério, na Advocacia, na

I-Imprensa, no Parlamento; Presidente da Câmara Federal;

X-X positivo na Vice-Presidência da República do Brasil:

O-Ocupou o Segundo Cargo mais importante da República.

-

M-Merecido Patrono de muitas Academias,

I-Imortalizado pelas ações políticas e sociais,

N-Nas tradições humanísticas nacionais

E-Está no Monumento eterno e imaterial...

I-Indicada por EUSTÁQUIO FÉLIX, de Itabira,

R-Recebo o Troféu Pedro Aleixo, com alegrias,

O-Ostentando a homengem no Clube Brasileiro

-da Língua Portuguesa, “Pátria de Fernando Pessoa.”

-

Belo Horizonte, Minas Gerais, 4 de junho de 2011.

-

Nota:

PERSONALIDADES NOTÁVEIS-2011

TROFÉU PEDRO ALEIXO

INDICAÇÃO ESPECIAL:

SILVIA DE LOURDES ARAUJO MOTTA

Notável pode ser sinônimo de melhor, de sucesso, de brilho. Mas, é sobretudo, coragem. Quando ouvimos a palavra “NOTÁVEL”, temos também a sensação de grandeza, de excelência intelectual, de determinação. Idéias que nos vêm à mente como brotam as sensações mais naturais. E é isso mesmo. Só se sobressai quem faz da vida um elo profundo e contínuo com os valores humanos, com a construção de um mundo melhor, com a cidadania, com as questões sociais e, mais importante: quem faz do ato de viver um compromisso consigo mesmo e com a realidade que o cerca.

Baseados nesta dissertação, faremos realizar no dia 04 de junho de 2011 no Salão de Festas do CENSI em Itabira a 11ª edição do evento PERSONALIDADES NOTÁVEIS, hoje em nível nacional, outorgando a homens e mulheres que se destacaram em seus segmentos de atuação o TROFÉU PEDRO ALEIXO.[...]

Para conhecimento informamos que o evento exigirá traje passeio completo (terno, paletó e gravata) de preferência na cor escura para homens e rigor (curto ou longo) para as mulheres. [...]

Na certeza de sermos merecedores de sua valiosa atenção, aguardamos um retorno...

Eustáquio Lúcio Félix

Colunista Social do Jornal Folha Popular

Félix-Eventos e Cerimonial-Itabira-MG

---***---

DADOS Biográficos de PROF . PEDRO ALEIXO(1)

Pedro Aleixo nasceu em São Caetano, distrito do município de Mariana/MG, no dia 1º de agosto de 1901, filho do comerciante José Caetano Aleixo e de Úrsula Martins Aleixo.

Fez seus primeiros estudos nos colégios Caetano Azevedo e Malheiros, em Mariana, transferindo-se, em 1917, para Ouro Preto, onde seguiu o curso anexo de matemática da Escola de Minas. Ainda em 1917, estudou em Belo Horizonte, no Ginásio Mineiro. Aos 17 anos ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais (UMG). Durante o curso, dirigiu o Centro Acadêmico e a Revista Acadêmica.

Eleito com a maior votação para conselheiro municipal - cargo correspondente ao do atual vereador - em BH, assumiu o mandato em 1927. Nesse ano, juntamente com Juscelino Barbosa e Álvaro Mendes Pimentel, fundou o jornal O Estado de Minas. Em 1928, foi aprovado em concurso para livre-docente de direito penal na Faculdade de Direito de Belo Horizonte. Entre 1928 e 1929, dirigiu O Estado de Minas. Ainda em 1929, candidato à reeleição ao Conselho Municipal, defendeu a adoção do voto secreto.

Deputado constituinte em 1934; deputado federal por Minas Gerais em 1935-1937, 1959-1966; Ministro da Educação em 1966; deputado federal por Minas Gerais em 1966-1967 e vice-presidente da República em 1967-1969.

Entre as obras de autoria de Pedro Aleixo destacam-se O peculato no Direito penal brasileiro (1956), Imunidades parlamentares (1961) e Em defesa do Congresso Nacional (1963), além de artigos, pareceres e discursos parlamentares.

Sobre sua vida e atuação foi publicado por José Carlos Brandi Aleixo e Carlos Chagas o livro Pedro Aleixo, testemunhos e lições (1976).

http://www.cidademais.com.br/noticias/?id=17424

-*-

DADOS Biográficos de PROF . PEDRO ALEIXO(2)

[...]

Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Minas Gerais em 1922. Foi um dos fundadores e diretor do jornal Estado de Minas. Apoiou a Aliança Liberal e a Revolução de 1930, elegendo-se deputado à constituinte de 1934. Em 1937, apoiado por Getúlio Vargas, derrotou o líder mineiro e Antônio Carlos na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, sendo portanto o primeiro substituto de Getúlio, pois não havia a figura do vice-presidente na Constituição de 1934. Foi em sua gestão que o presidente Getúlio Vargas instaurou o Estado Novo no Brasil através do golpe de 10 de novembro de 1937.

Alguns anos depois voltou-se contra Getúlio Vargas, sendo um dos signatários do Manifesto dos Mineiros, em 1943, em favor do retorno ao estado de direito.

Fundador da União Democrática Nacional, elegeu-se deputado estadual e foi secretário de estado do Interior e Justiça no governo Milton Campos. Eleito novamente deputado federal em 1958 e 1962, pela UDN, destacou-se por fazer acirrada oposição aos governos de Juscelino Kubitschek e João Goulart. Foi um dos líderes civis do golpe militar de 1964, tendo se filiado à ARENA. Entre 10 de janeiro e 30 de junho de 1966 exerceu o cargo de ministro da Educação e Cultura no governo Castelo Branco.

[...]

Vice-presidente

Eleito vice-presidente da república na chapa do marechal Artur da Costa e Silva, pela Aliança Renovadora Nacional, em 3 de outubro de 1966, Pedro Aleixo se posicionou contra a edição do AI-5 chegando inclusive a elaborar uma revisão da constituição de 1967, a fim de restaurar a legalidade. Contudo, a doença do presidente da república impediu que tal intenção se concretizasse. Consumado o afastamento de Costa e Silva em 31 de agosto de 1969, em virtude de uma trombose, foi impedido de assumir o cargo pelos ministros militares, que mais tarde consideraram extinto seu mandato por força do AI-16 de 6 de outubro de 1969. Em 1970 desligou-se da ARENA e tentou organizar, sem sucesso, o Partido Democrático Republicano.

Como vice-presidente da república, foi o último nesta condição a exercer a presidência do Senado Federal. Assumiu a presidência da república entre 11 e 14 de abril de 1967, em razão de uma viagem de Costa e Silva ao Uruguai.

[...]

Homenagens

Em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, há uma rua em sua homenagem no bairro de Lagoinha, Terceiro Distrito do município.Há também em Belo Horizonte uma escola municipal com seu nome,cuja inauguração se deu em 1976,contando com as presenças de autoridades da política mineira,dentre eles o governador mineiro da época Aureliano chaves.Também no bairro serra, na mesma cidade, tem uma escola estadual com seu nome.

[...]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Aleixo

-*-

A ESCOLA ESTADUAL PROF ANTONIO ALEIXO está situada à Av. Bandeirantes 2300, prÓxima da Praça da Bandeira, NO ALTO DaaV. Afonso Pena, em Belo Horizonte e possui vários painés em azulejos portugueses.

Vale ressaltar que o poema NATUREZA, COMPOSTO EM DECASSÍLABO (DEZ SÍLABAS) é SÁFICO-HERÓICO(COM SÍLABAS FORTES NA 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas e é de autoria da homenageada PROFA. SILVIA ARAÚJO MOTTA/BH/Belo Vale/MG E OCUPA 4,50m, OBRA FEITA EM 230 AZULEJOS, PELO ARTISTA PLÁSTICO CERAMISTA JORGE DA COSTA PRATA, Português radicado no Brasil. VALE A PENA VISITAR O LOCAL TURÍSTICO.

clubedalinguaport@gmail.com

-*-

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 26/05/2011
Reeditado em 27/05/2011
Código do texto: T2994562
Classificação de conteúdo: seguro