811-PSICOTANALOGIA- Tanatologia: 8

811-PSICOTANALOGIA- Tanatologia: 8

Acróstico-didático- informativo

Por Sílvia Araújo Motta

P-Perdas afligem a humanidade!

S-Sério problema: Morte é a perda maior!

I-Incomparável às perdas da Vida…

C-Contínua , cresce a gravidade...

O-O tempo escorre, rapidamente.

T-Toma o espaço e traz insanidade.

A-A doença terminal mexe com a gente!

N-Normalmente, não há mais possibilidade de cura!

A-A previsão do espaço realmente

T-Toma o Corpo e a Mente, totalmente.

O-O termo PSICOTANATOLOGIA

L-Liga-se à todas as perdas, naturalmente.

O-O pensamento da Medicina atual,

G-Garante abrir canais de Comunicação

A-Indicando a inexorabilidade da Morte

A-Aos Pacientes, à Família, às pessoas da relação.

"Uma comoção descomunal imobilizou-a no seu centro de gravidade, plantou-a no lugar, e a sua vontade defensiva foi demolida pela ansiedade irresistível de descobrir o que eram os apitos alaranjados e os balões invisíveis que a esperavam do outro lado da morte."

Gabriel García Márquez

"Todo mundo então era pérfido, mentiroso e falso? E lágrimas lhe vieram aos olhos, pois choramos sempre a morte das nossas ilusões com a mesma mágoa com que choramos os nossos mortos."

Guy de Maupassant

"Os dias que se seguiram foram de muita tristeza, dias tépidos de um lar que parece vazio pela falta do ser familiar que sumiu para sempre, dias de sofrimento ao encontrarmos cada objeto que lembra a pessoa falecida. A todo o momento uma saudade revive em nosso coração para torturá-lo. Aqui uma cadeira, o guarda-chuva deixado na sala de espera, seu copo que a criada deixou de retirar! E em todos os cômodos encontram-se coisas esparsas: suas tesouras, uma luva, um livro cujas folhas foram viradas por seus dedos, um grande número de pequenas coisas que assumem um significado doloroso, porque lembram mil pequenos acontecimentos."

Guy de Maupassant

Belo Horizonte, 9 de novembro de 2006

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 18/11/2006
Reeditado em 04/01/2007
Código do texto: T294436
Classificação de conteúdo: seguro