RÓDTCHENKO!

(“Fotografia soviética... )

R evelou

Ó pera,

D esvelou

T rova!

C onsegue

H ipersensibilizar

E ra

N ova!

“K nowledge”

O lhar!

(... Sabedoria geométrica!”)

------------------------------------------------------------------------------------

Origem simples: o pai Cenógrafo, Decorador de teatro, e mãe Lavadeira, nasceu Aleksandr Ródtchenko em São Petersburgo (03/12/1891). Entre luzes, telões, tablado e escadaria conviveu: ”Vi minha primeira paisagem ali” dizia o artista russo. “A vida do teatro era verdadeira, e o que estava lá fora – eu não tinha ideia!”

Ainda jovem, a família mudou-se para Kazan (720 km de Moscou)... 1910 a 1914: Ródtchenko estudou na Escola de Belas Artes, onde conheceu a artista plástica Várvara Stepanova, futura esposa. 1915: Recém-formado foi para Moscou, trabalhou em composições geométricas junto com Artistas Pintores, daí (1917) o Sindicato. Chamados “da Vanguarda” lecionou em Escolas de Artes, organizou Museus...

1921: participou de exposições de pintura, assinou o Manifesto Construtivista “experiências concretas a partir da vida real.” 1922: desenhou cartazes de propaganda política, de filmes, publicidade, ilustrações e capas de revistas.

1923: fotomontagem ilustrou o poema de Vladimir Mayakóvsky “About this.” 1924 a 1954 Ródtchenko se consagrou à Fotografia, período em que registrou a União Soviética de Lênin, Stálin. Ródtchenko e esposa produziram diversos álbuns de fotografias. Na II Guerra, o casal se refugiou em Perm (Montes Urais) com outros artistas. Cartazes e experimentos em cores foram requisitados. Visão objetiva, sob múltiplos ângulos, influenciou o design gráfico atual...

“Quero fazer fotos incríveis, nunca feitas, da própria vida, reais” escreveu. “Fotos simples e complexas ao mesmo tempo, que espantarão e arrebatarão as pessoas.” (Morreu em 1956, sua obra transluz!)

Ródtchenko “Provocou a maior revolução na imagem capturada já vista até hoje!” (Folha SP - 18/02/2011, Ilustrada, pág. E-4).

Exposições no Rio de Janeiro e na Pinacoteca de São Paulo.

------------------------------------------------------------------------------------

“Preze tudo que é real e contemporâneo” (Ródtchenko).

João Miguel dos Santos Remador
Enviado por João Miguel dos Santos Remador em 30/04/2011
Reeditado em 03/05/2011
Código do texto: T2940990
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.