“MÃE TERRA!”
(22/04: Dia Internacional da Terra)
M editar-se-
à o
E xultantes!
T emerão
E xtravagantes!
R efletida
R azão
A b(Sol)vida!
----------------------------------------------------------------------------------
“Nossa Mãe Terra, Senhor,
Geme de dor noite e dia.
Será de parto essa dor?
Ou simplesmente agonia?
Vai depender só de nós!
Vai depender só de nós!”
Fraternidade e a Vida no Planeta,
"A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22).
----------------------------------------------------------------------------------
Cinco décadas depois de Yuri Gagarin visitar o espaço sideral (12/04/61) e dizer frase que vislumbrou o mundo, à luz da Campanha da Fraternidade 2011 (e sempre): tema é precioso convite a pensar... E agir!
Mistérios Dolorosos... No Quinto Mistério contemplemos: "A Terra era azul!" E hoje "multicor?" Verde desmatado, ouro exaurido, recursos naturais (em branco). Sob cinzento céu de seres não-tão-vivos, imploramos "Socorro!"
O que fizeram com nosso Planeta? Quase o aniquilaram! Sem temer qualquer reação ignoramos até sua prodigiosa beleza... Mesmo assim, despojada, nossa “Mãe Terra” exala ofertando em sua "intensidade" frutos daquilo que ainda resta...
Seu imensurável esplendor, embora silente, teima em suportar terrível humilhação: extrativismo desenfreado, lixo atômico, efeito estufa, além de sofrer mágoas e dores! Mas chega um momento que sua paciência se esgota!... Indo de roldão há rios de lágrimas, ondas de desespero e altas marés evocam tremores de absurdo pavor... "Ficção vira realidade!"
A Civilização por sua vez, enlouquecida, aponta à Natureza pelas catástrofes e esquece de se culpar! Entidades falam em preservação do "meio" ambiente, grandes obras positivistas, porém não se vê "total" cumprimento da palavra empenhada...
“Entre vou fazer e agir, existe o mar no meio!” (Pe. Bortolini ressalva).
"E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom" (Gn 1:31).
O Criador teria de reconstruir o homem e a terra?
Será possível que as pessoas sejam cruéis a ponto de destruir seu maior patrimônio? Até onde vai este crime hediondo?...
"Se tiverdes em conta nossos pecados, Senhor, quem poderá subsistir?" (Sl 129:3).
Sem a falácia do mundo, Sol em si, oremos pela Terra: enquanto existir remédio!... Misericórdia, tenha dó de todos nós!
(Gislaine Pereira, Musicista - Formiga-MG),