SOLETRAR PARA COMPREENDER
S O L E T R A R P A R A C O M P R E E N D E R
O leitor faz uSo de três tipos de informação:
(uma física) a grafOfônica, (duas abstratas) a sintática e a semântica.
São impostas pela Linguagem oral, via de regra, inalteráveis.
Sendo quE a natureza desta linguagem
nos seus aspecTos sociais, estende-se à escrita.
O ato de leR já não é apenas como uma resposta à grafia,
mas sim umA interação entre leitor e texto.
Ao ler o texto, leitoR traz para a leitura seu conhecimento da linguagem.
Ler também aproxima suas exPeriências e crenças,
sendo influenciadas pelA cultura na qual está inserido.
Alfabetização reúne leitura e escRita nas mesmas habilidades,
assim como também envolve fAlar e escutar.
Um bom trabalho oral faz o
entendimento Claro da fala quanto da escrita; e faz parte oprocesso através dO qual; os educando se comunicam.
Alunos alfabetizados deveM ler e escrever com confiança e fluência, como também comPreender o que se está lendo,
e corrigir seus próprios eRos, sem auxílio de terceiros.
Além de assimilar o som E o sistema de soletração.
Também utilizá-los para ler E soletrar com acuidade e desenvoltura. Expressar fluêNcia na escrita; e interesse em palavras e nos eus significaDos.
Conhecer, entender e sEr capaz de escrever em prosa e/ou na forma poética. CompreendeR, discernir E colocar no papel uma
narrativa com enredo, personagens e cenário.
Ter interesse por livros; e lê-loS com prazer; além de saber avaliar
e justificar suas preferências; comO também desenvolver
o seu poder de imaginação, habiLidade inventiva e percepção crítica.
Quando se começa a lEr, a maioria dos alunos vêem
com umpadrão e forma parTicular, as palavras como imagens.
Eles tendem a não compReender que uma palavra
é composta de letras usadAs em combinações particulares,
que correspondem ao som aRticulado e falado.
É essencial que os alunos sejam ensinados e aprendam a arte básica de decodificação e soletração.
Eles podem não Prestar suficiente atenção em como
as palavras soam e como elAs são soletradas, mas se não podem
decodificar as palavRas individualmente através do seu conhecimento, achArão difícil chegar ao significado de
textos mais complexos e menos familiares.
Todos devemos ser ensinados a discriminar entre os diferentes sons de uma palavra.
Escrever palavras Combinando padrões de soletração e seus sons.
É importe ensinar O uso do conjunto completo de habilidades,
abordar o texto coM palavras individuais para o todo
e do todo para o Particular, e vice-versa.
A escrita está estReitamente relacionada à leitura,
as duas atividades sE reforçam mutuamente.
Todas as habilidadEs usadas na leitura também devem ser usadas na escrita. Os disceNtes devem entender
que muitos De seus escritos serão lidos por outras pessoas; e precisam sEr claros, e dessa forma,
legíveis e bem compReensíveis. É importante que todos aprendam e pratiquem desde o início, a escreveR livres e independentes.
(junho/2000)