3430- NOVA SERRANA-MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS-REGIÃO DO CERRADO - Acróstico-informativo nº 3430 Por Sílvia Araújo Motta

3430- NOVA SERRANA-MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS-REGIÃO DO CERRADO

-

Acróstico-informativo nº 3430

Por Sílvia Araújo Motta

---

N-Nova Serrana é município brasileiro,

O-Onde a NATUREZA ainda pode cantar,

V-Valorizada pelo potencial MINEIRO,

A-Atualmente, com seus 73 719 habitantes.

---

S-Seus vales e encostas atraem TURISTAS.

E-Encontra-se na Região do CERRADO-MG.

R-Referencial pelos Parques e Jardins Públicos!

R-Recomendada para estudos de Cientistas:

A-À Pesquisa da FAUNA e FLORA atípicas.

N-Nas áreas de acampamento pode-se notar

A-A preservação ao AMBIENTE natural.

---

M-Muito recente, sua fundação:01-01-1954.

U-Um nova-serranense tem respeitado valor,

N-Na Unidade Federativa de Minas Gerais.

I-Indicado pela produção de CALÇADOS

C-Com especialização no Setor Esportista,

Í-Informou em 2004, ser o 3º Calçadista

P-Polo do país, atrás de Franca/SP e do RS.

I-Interior mineiro, com muitas ESCOLAS.

O-O Ensino Superior tem suas Faculdades.

---

M-Marca suas Festas cívico-religiosas anuais

I-Importantes para a comunidade e turismo.

N-Nas fotos socioculturais vistas no SITE

E-Exibem a qualidade de VIDA e Agenda.

I-Informação correta segue a Programação.

R-Recomendamos, pois, sua visita honrosa!

O-Os fatos históricos merecem valorização.

---

Belo Horizonte, sexta-feira, 28 de janeiro de 2011.

Notas:

1-Após o ano de 1850, o local teve como padroeiro São Sebastião; um incêndio destruiu aquele primitivo e rústico templo em época anterior ao ano de 1880. A partir de então os ofícios religiosos eram realizados em um casarão, hoje tombado pelo Patrimônio Histórico, situado à rua Dimas Guimarães.

-

2-“Almanak Administrativo Civil Industrial da Província de Minas Gerais, para o ano de 1865” editado em Vila Rica no ano de 1865, trata com reservadas palavras a existência de uma comunidade no lugar denominado Cercado, ainda modesta e vivendo exclusivamente da lavoura, sob a jurisdição do Distrito da Saúde desde 1855.

-

3-Somente em 5 de novembro de 1869, por força da Lei Nº 1622, o arraial do Cercado ganhou a distinção de distrito, sob a jurisdição direta de Pitangui.

-

4-O arraial, sede do Distrito do Cercado de Pitangui, teve maior desenvoltura a partir de 1900 após a inauguração da Estrada de Ferro Oeste de Minas.

-

5-Os primeiros passos para a emancipação do distrito do Cercado mereceram total dedicação do então vereador José Batista de Freitas (neto do major Francisco Batista de Freitas) que, seguindo as orientações da Lei Estadual nº 336 de 27 de dezembro de 1948, viu seus objetivos concretizados no dia 12 de dezembro de 1953: o distrito do Cercado de Pitangui passou a se denominar município de Nova Serrana, numa referência à antiga Pitangui, também cognominada “Velha Serrana”.

-

6-Em março de 1991, Nova Serrana foi elevada à cabeça de comarca, desmembrada da comarca de Pitangui. A nova divisão judiciária abrangeu ainda os municípios de Perdigão e Araújos, desmembradas da comarca de Bom Despacho.

-

http://www.novaserrana.mg.gov.br

Fonte-Reportagem de Orlando Ferreira Freitas

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 16/02/2011
Código do texto: T2795049
Classificação de conteúdo: seguro