VINHATEIRA!

(“Sol e chuva!... )

V inha

I ndulgente

N ova

H armonia!

A prova

T acitamente

E ntrelinha,

I rradia:

“R ecantista

A ltruista!”

(... Rouxinol e uva!")

------------------------------------------------------------------------------------

VINHATEIRA, GRAÇAS A DEUS! Surpresa e agradecida, recebi o convite para falar de minha profissão, da qual muito me orgulho... VINHATEIRA? Sim, naturalmente, eu e minha família tiramos nosso sustento do cultivo de uvas. Trabalhar com terra, em contato direto com a natureza, é gratificante. Ganhar o “pão nosso de cada dia” cultivando uvas, mais ainda!... Além disso, dá sabor à vida!

E as videiras, junto com as oliveiras, foram umas das primeiras plantas cultivadas no mundo. A Bíblia Sagrada conta dezenas de passagens onde se fala de cultivo de uvas... e o próprio Cristo usou o vinho para representar seu santo Sangue. Existem registros históricos de cultivo e de fabricação de vinho há mais de seis mil anos...

Aqui, não cultivamos viníferas, apenas uvas de mesa! Nem por isso menos importantes. As uvas contêm o antioxidante RESVERATROL, que combate o mau colesterol e prolonga a vida, além do prazer que proporcionam uvas e vinhos. As uvas negras (quanto mais escuras, melhor nesse aspecto) têm um valor imenso na prevenção de doenças cardiovasculares e AVC.

Quanto à minha atividade? É gratificante. Plantar, ver crescer as plantinhas agarrando-se nos arames, ver brotar as frutas, rezar para que o tempo seja propício e finalmente colher o fruto de nosso suor é uma sensação incrível. E no caso das uvas, ainda mais interessante... ver o resultado do trabalho da natureza fazê-las mais doces, mais saborosas, mais bonitas em função do sol e das chuvas.

E a colheita? Que momento mágico ver os cachos maduros, dourados ou roxos, prontos a serem degustados. É claro que nem tudo é poético... muito trabalho e esforço são necessários para se chegar à colheita... são capinas, podas, amarras, combate a pragas, adubação, embalagem... e além de tudo, a comercialização (talvez a parte mais ingrata!). Mas tudo compensado no prazer de oferecer as melhores frutas aos consumidores.

Tenho orgulho de ser Vinhateira. De viver do meu trabalho e do esforço de nossa família. Sinto prazer à sombra dos parreirais e no convívio com a terra e a natureza. Não fazemos vinhos, aqui. Conforme disse, cultivamos “uvas de mesa”, deliciosas frutas doces que enfeitam as mesas e encantam os mais exigentes paladares.

Certamente, iguais a nós, outros “Vinhateiros” orgulham-se de seu trabalho, dos frutos que colhem e dos vinhos que produzem. E um fato especial: uvas são plantadas em todo o mundo, desde a Califórnia até a Europa, Austrália, África e o oriente, com diferentes solos e climas que vão desde gélidas montanhas até quente-e-áridos desertos das arábias.

É do nosso cultivo que vem o prazer quase sensual de degustar as uvas e sorver os vinhos, em momentos deliciosamente românticos...

EMBRIAGADA DE AMOR

SOU VINHATEIRA E CANTO

NO FERMENTO DA PAIXÃO,

NO FRUTO DA SEDUÇÃO;

ROUXINOL DE PURO ENCANTO!

Ivany Fulini Sversuti é a “Recantista Altruísta” autora de “Vamos Trovar o Vinho?” - Jandaia do Sul (PR). Quer saber mais?... Acesse: Sversuti

------------------------------------------------------------------------------------

Brinde à Ivany, Vinhateiras e Vinhateiros: Saúde!

João Miguel dos Santos Remador
Enviado por João Miguel dos Santos Remador em 27/01/2011
Reeditado em 23/07/2011
Código do texto: T2754757
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.