3358-MANGOSTÃO ou MAGUSTAN- (Nº 85, In: MOTTA, Sílvia Araújo.“Frutos e Pseudofrutos em Versos Brasileiros”.2010.) - Acróstico-informativo

3358-(85) MANGOSTÃO ou MAGUSTAN- (Nº , In: MOTTA, Sílvia Araújo.“Frutos e Pseudofrutos em Versos Brasileiros”.2010.)

-

Acróstico-informativo

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

-

M-Mangostão é originário da Ásia!

A-Atualmente está bem difundido

N-No Brasil e América do Sul.

G-Garante o poder antioxidante...

O-O fruto é uma baga esférica;

S-Sua casca dura traz o cálice purpúreo;

T-Tem uma resina amarela e doce;

Ã-Apresenta efeitos terapêuticos:

O-O mangostão tem a maior fonte de xantonas.

-

Belo Horizonte, MG, 23 de Janeiro de 2011

-*-

Curiosidades:

1- As xantonas do Mangostão trazem vários benefícios para a saúde e bem-estar, através das propriedades anti-histamínica, anti-inflamatória, antituberculose, anticancerígena, antibacteriana, antioxidante, antiviral, anticonvulsivante, entre outras.

2-Estudos mais recentes demonstram que, enquanto as xantonas são nutricionalmente os elementos mais importante no mangostão, as catequinas, os polissacarídeos, as proantocianidinas e os esteróis desempenham também um papel muito importante, ao fornecer ao fruto, qualidades medicinais inigualáveis.

3- As xantonas estão a impressionar a comunidade científica pelas suas características e potencial terapêutico. As Xantonas são ainda classificadas como “adaptogênios”, pela sua capacidade única de se adaptarem às necessidades do corpo.

4-As xantonas são, sem dúvida nenhuma, uma dádiva da natureza, pois estão entre as fitonutrientes com maior poder antioxidante que se conhece, dentro da classe dos polifenóis. O mangostão consegue ser a maior fonte conhecida destes fitonutrientes.

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 23/01/2011
Reeditado em 23/01/2011
Código do texto: T2746660
Classificação de conteúdo: seguro