3354-SAPUCAIA- (Nº81, In: MOTTA, Sílvia Araújo.“Frutos e Pseudofrutos em Versos Brasileiros”.2010.) - Acróstico-informativo

3354-SAPUCAIA- (Nº81, In: MOTTA, Sílvia Araújo.“Frutos e Pseudofrutos em Versos Brasileiros”.2010.)

-

Acróstico-informativo

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

-

S-Sapucaias centenárias medem 40 m de altura...

A-A copa atinge nove metros de circunferência.

P-Primavera traz-lhe folha roxa-rosa-avermelhada!

U-Uma cumbuca que guarda frutos chega a 25cm

C-Chamada, também, pela botânica, de PIXÍDIO;

A-As castanhas macias adocicadas são deliciosas;

I-Identificadas e comidas também pelos morcegos.

A-A cumbuca contém de seis a doze castanhas.

-

Belo Horizonte, MG, sexta-feira,

Dia 21 de janeiro de 2011.

-

CURIOSIDADES:

1-Uma das principais curiosidades desta árvore é a forma de seu fruto, denominada botanicamente "pixídio" e popularmente conhecida como "cumbuca".

2-Trata-se de uma cápsula lenhosa de forma globosa de 2-4 kg e até 25 cm de diâmetro, dotada de uma tampa na extremidade oposta ao cabinho de fixação que se descola e cai quando o fruto está maduro para permitir a liberação das sementes. Isto ocorre nos meses de agosto-setembro.

3-As sementes ou "castanhas" são comestíveis e muito deliciosas.

4-O desenvolvimento das mudas no viveiro e posteriormente no local de plantio definitivo não é muito rápido, podendo ser considerado "lento". As árvores jovens iniciam a produção aos 8-10 anos de idade.

5-À frente da Fazenda da Boa Esperança, em Belo Vale, Minas Gerais, há sapucaias centenárias.

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 21/01/2011
Código do texto: T2742532
Classificação de conteúdo: seguro