3343-GUANÁBANA OU GRAVIOLA- (Nº 70 , In: MOTTA, Sílvia Araújo.“Frutos e Pseudofrutos em Versos Brasileiros”.2010.) - Acróstico-informativo

3343-GUANÁBANA OU GRAVIOLA- (Nº 70 , In: MOTTA, Sílvia Araújo.“Frutos e Pseudofrutos em Versos Brasileiros”.2010.)

-

Acróstico-informativo

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

-

G-Guanábana é a Graviola de polpa branca

U-Um fruto de sabor agridoce e saudável;

A-Aproveitado como legume,quando verde,

N-Na culinária é cozido e bem apreciado;

Á-Amadurecido é comido em pedaços puros;

B-Bons para o preparo de compotas e sorvetes;

A-Árvore nativa da Amazônia, chega a 12m.

N-Nas Antilhas é encontrado. Sementes pretas.

A-As folhas são usadas em chás para diabéticos.

-

Belo Horizonte, MG, terça-feira,

Dia 18 de janeiro de 2011.

-*-

CURIOSIDADES:

1-Cerca de 100 gramas de graviola fornecem em média 60 calorias, 25 mg de cálcio, 28 mg de fósforo e 26 mg de vitamina C (um terço da Recomendação de Ingestão Diária).

2-Uma das maiores descobertas sobre a graviola foi sua sensacional capacidade de agir contra as células do câncer, mostrando em testes em laboratório um potencial extraordinário.

3-Tem potencial diurético, adstringente, vitaminizante, antiinflamatório, anti-reumático, bem como sua propriedade antiespasmódica, antitussígena e anticancerígena.

4-É boa fonte de vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, incrementando o cardápio com vitaminas e minerais, bom para a saúde.

5-É ruim para pessoas com caxumba, aftas ou ferimentos na boca, que devem evitar consumi-la ‘in natura’, pois sua acidez é irritativa e pode provocar dor.

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 18/01/2011
Reeditado em 23/01/2011
Código do texto: T2736242
Classificação de conteúdo: seguro