3330- MAMÃO - (Nº 57, In: MOTTA, Sílvia Araújo.“Frutos e Pseudofrutos em Versos Brasileiros”.2010.) - Acróstico-informativo Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

3330- MAMÃO - (Nº 57, In: MOTTA, Sílvia Araújo.“Frutos e Pseudofrutos em Versos Brasileiros”.2010.)

-

Acróstico-informativo

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

-

M-Mamoeiro é um tesouro ao seu alcance.

A-A polpa de cor laranja forte é doce,

M-Macia; tem licopeno: antioxidante.

O-O látex leitoso é nocivo às mucosas.

E-É originário do sul do México, mas

I-Introduzido no mundo, pelos países tropicais...

R-Recomendado pelas Vitaminas e Sais minerais.

O-O teor de papaína tem valor medicinal.

-

Belo Horizonte, MG, quinta-feira,

Dia 13 de janeiro de 2011.

-*-

CURIOSIDADES:

1-MAMÕES são consumidos na natura, em saladas e sucos. Antes da maturação, sua casca apresenta um LÁTEX LEITOSO que deve ser retirado antes do consumo. Este látex contém substâncias nocivas às mucosas, sendo usado, inclusive, culinariamente, como amaciante de carnes.2-Tem um alto teor de PAPAÍNA, uma enzima proteolítica, que é usada em medicamentos para tratamento de distúrbios gastrointestinais e para reabsorção de hematomas.http://pt.wikipedia.org/wiki/Mam%C3%A3o

-

CURIOSIDADES:

1-O mamão é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu VALOR NUTRITIVO, como pelo seu PODER MEDICINAL. Um dos seus mais importantes princípios é a papaína, reconhecida como superior à pepsina e muito usada para prestar alívio nos casos de indigestão aguda. Também tem efeitos benéficos sobre os tecidos vivos.

2-O LEITE DE MAMÃO está tendo tantas e tão variadas aplicações nos Estados Unidos que já existe nesse país uma florescente indústria destinada a colhê-lo, manipulá-lo e vendê-lo enlatado.3-CEM GRAMAS DE MAMÃO CONTÊM:Calorias,Água,Hidrates de carbono,

Proteínas,Gorduras,Sais Minerais,Vitamina A,Vitamina B1 (Tiamina) ,Vitamina B2,(Riboflavina) ,Vitamina B5 (Niacina) ,Vitamina C (Ácido ascórbico)

4-Uso Medicinal.Os SAIS DO MAMÃO, em 100 gramas, apresentam as seguintes proporções:Fósforo 26,00 mg,Cálcio 21,00 mg,Ferro 0,80 mg.

5-Observado no microscópio, o mamão revela possuir grandes GLÓBULOS DE GORDURA.O exame microscópico mostra também que o mamão encerra um FERMENTO SOLÚVEL, a papaína, mais abundante no fruto verde do que no maduro. Daí a prática, aliás muito comum, DE RISCAR O FRUTO longitudinalmente, para apressar-lhe a maturação, pois as incisões eliminam grande porção do látex nele contido.

6-Referindo-se à papaína, diz o Dr. L. Beille:

(Esta diástase ataca energicamente a fibrina, dissolvendo-a como a pepsina, mas ela se distingue desta última pelo fato de que sua ação pode realizar-se não somente num meio ligeiramente ácido, mas também num meio neutro ou alcalino).

Deitando-se um mamão maduro n´água, de modo a desfazer-se, se obtém uma solução mucilaginosa, a qual, filtrada, precipita uma substância que produz uma goma amarela, sem gosto e sem cheiro especial, e que, em presença dos ácidos diluídos, se transforma em GLICOSE.

7- O FRUTO maduro é digestivo, diurético, emoliente, laxante, refrescante, etc.

8-O Dr. Domingos D'Ambrósio afirma que o mamão (é DIURÉTICO, LAXANTE E OXIDANTE, particularmente quando se come com as sementes, que contêm a papaína, fac-simile da pepsina).

9-(O mamão é muito alimentício), diz o Dr. Deodato de Morais (sendo receitado pêlos médicos nas doenças do estômago e dos intestinos).

10-O Dr. John Harvey Kellogg proclamou o mamão (o mais poderoso digestivo que se conhece), recomendando entusiasticamente seu uso a todos os que sofriam de dificuldades digestivas, pois o estômago sensível, que não pode tolerar comida, encontra nessa fruta um alimento DELICIOSO E CALMANTE, capaz de dar ao referido órgão o descanso necessário ao processo curativo.

11-O Bureau of Plant Industry, do Departamento de Agricultura dos EEUU, publicou: (O mamão possui peculiares e valiosas propriedades digestivas que o tornam de grande VALOR NA DIETA). E a experiência prova que a papaína, fermento solúvel fornecido pelo mamão, é capaz de digerir rapidamente duzentas vezes seu próprio peso em proteínas.

12-(O mamão, alimentício, abundante de substância mucilaginosa e de fermentos digestivos, é muito bom para aconselhar aos DISPÉPTICOS), afirma o Dr. Alberto Seabra.

13-O Dr. Raul Herreaux afirma:

(Para todas as enfermidades do estômago e intestinos, o MAMÃO É SEM RIVAL. Graças ao seu conteúdo em papaína, um fermento mui ativo, que, na minha opinião, é muito superior à pepsina animal, é (o mamão) uma grande dádiva da Natureza à humanidade... Em casos severos de indigestão e gastrite, onde a assimilação de alimentos causa grande angústia, eu prescrevia uma dieta constante exclusivamente de mamão por vários dias, e verifiquei que era o bastante para restaurar a saúde ao paciente... Também contra a PRISÃO DE VENTRE CRÔNICA, achei que o mamão é o remédio mais eficaz).

14-O Dr. Teófilo L. Ochoa ensina:(O mamão comido em jejum, de manhã, é eficaz CONTRA A DIABETE, A ASMA E A ICTERÍCIA. É também bom DEPURATIVO DO SANGUE E ESTOMACAL PROVEITOSO...)

A papaína (fermento do mamão) tem sido aclamada como uma valiosa ajuda nos casos crônicos dos males do estômago, putrefação intestinal, prisão de ventre, flatulência...

Na China ... a polpa é secada e empregada para reduzir inchações e inflamações dos pés, e também para combater o reumatismo, caso em que a tomam em cozimento.

Nas Antilhas prepara-se um xarope do suco da fruta madura, cozida ao forno com bastante açúcar. Esse XAROPE É EFICAZ contra a tosse dos tuberculosos do último grau, e, em geral, também contra todas as enfermidades do peito. Tomam-se várias colheradas por dia.

O mamão maduro, esfregado SOBRE A PELE, tira as manchas, suaviza a cútis áspera e elimina as rugas produzidas pela idade. As mulheres nativas consideram o suco de mamão como seu melhor cosmético.

O mamão miúdo e ácido emprega-se aberto, em forma de cataplasmas, nas anginas.

Látex.O leite que se obtém ao cortar o mamão, é tido como excelente antelmíntico, tendo também outras aplicações.

Prescreve o Dr. Teófilo L. Ochoa:

O suco leitoso do fruto tem sido utilizado para dissolver as falsas membranas da garganta em casos de difteria. Desse efeito do látex, faz muitos anos, já se havia convencido o Dr. Manyan, de Palm Beach. Tem sido usado igualmente contra os CALOS E AS VERRUGAS.

Esse suco também se emprega como VERMÍFUGO, ministrando-se meia onça (uns 15 gramas) de suco diluído em meia xícara de água adoçada com mel. (Essa dose é para criança de 2 a 7 anos). Meia hora depois, dá-se um purgante, preferivelmente de óleo de rícino com um pouco de suco de limão. Para crianças, maiores aumenta-se a dose do suco leitoso, e, segundo o caso, pode-se também ministrar, no mesmo dia, esse suco simplesmente diluído em água quente, em forma de enema.

As flores do mamoeiro macho têm grande aplicação como remédio para combater a ROUQUIDÃO, A TOSSE, A BRONQUITE, A TRAQUEÍTE, A LARINGITE. Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel, numa vasilha resistente à água fervendo. Deita-se por cima um copo de água a ferver. Tapa-se bem. Deixa-se esfriar. Toma-se às colheradas de hora em hora.

A infusão das flores do mamoeiro macho, assim preparada, constitui um bom xarope para ser usado nos casos de tosse e influenza, diz o Dr. Lourenço Granato.

15-O Dr. Monteiro da Silva ensina que esse mesmo xarope é um remédio para as indisposições gástricas oriundas dos resfriados e afirma que pode ser usado contra a bronquite das crianças.

Muitos sabem que a SEMENTE do mamão é um bom vermífugo, mas ignoram que ela tem igualmente outras aplicações na medicina doméstica.

16-Afirma-se, diz o Dr. Teófilo L. Ochoa, que as sementes comidas em certa quantidade são eficazes CONTRA O CÂNCER e proveitosas CONTRA A TUBERCULOSE.

Umas 10 OU 15 SEMENTES FRESCAS, bem mastigadas, favorecem eficazmente a excreção da bílis, atuam contra as enfermidades do FÍGADO e limpam o ESTÔMAGO.

As sementes secas e moídas, em cozimento constituem um bom carminativo ..., um magnífico emenagogo e um vermífugo de primeira ordem.

Contra os vermes intestinais emprega-se de uma só vez, uma colherinha ou mais, de sementes pulverizadas, misturadas com mel de abelhas. Repete-se a dose duas ou três vezes ao dia.

As RAÍZES DO MAMOEIRO, em decocção. são um tônico para os nervos e um remédio para as HEMORRAGIAs renais.

Também possuem propriedades ANTELMÍNTICAS. Cozinha-se um punhado em uma ou duas xícaras de água, adoça-se com mel, e toma-se durante o dia.

As FOLHAS DO MAMOEIRO têm aplicação no preparo de um chá digestivo, que pode ser dado livremente às crianças, visto ser inofensivo, não contendo teína ou mateína, como o chá-da-ribeira ou o chá-mate.

Nos Estados Unidos, as folhas verdes do mamoeiro costumam ser secadas e reduzidas a pó, e empregadas na confecção de remédios digestivos.

Na Venezuela, as folhas são usadas, em decocção, com ótimos resultados, contra os vermes intestinais.

O suco leitoso extraído das folhas encerra excelentes propriedades vermífugas, e, segundo o Dr. Vinson, é o antelmíntico mais enérgico que se conhece. Usa-se diluído em água.

Esse mesmo suco leitoso das folhas tem também utilidades terapêuticas como digestivo e vulnerário. Em diversos lugares, os nativos o usam para tratar eczemas, verrugas, úlceras, chagas.

O VALOR ALIMENTÍCIO do mamão, quando maduro, é uma fruta saborosa e nutritiva.

O fruto maduro, se é algo amargo, isto é, se contém doses apreciáveis de papaínas, possui boas qualidades digestivas.

O mamão é um alimento aperiente e ideal para o desjejum, pois satisfaz as exigências nutrimentais do organismo, de manhã, e limpa o aparelho digestivo. Contribui, além disso, para a manutenção do EQUILÍBRIO ÁCIDO-ALCALINO do corpo, e, nesta sua função, sobrepuja o próprio melão, que é considerado um dos melhores álcali-formadores.

O mamão presta-se para admiráveis combinações com outras frutas- figos, ameixas, uvas frescas ou secas, podendo ser comido ao natural, ou com mel de abelhas.

Quando o mamão não é muito doce, ou, mesmo, quando é pronunciadamente amargo, não é necessário desprezá-lo: pode-se aproveitá-lo para o liquidificador, em mistura com outras frutas e um pouco de mel, no preparo de uma saudável "vitamina".

O mamão não deve faltar na alimentação diária das CRIANÇAS, pois que lhes é muito benéfico para a saúde e lhes favorece o crescimento.

Na confecção de doces, geléias, empadas, xaropes, ou outras guloseimas, o mamão perde grande parte dos seus sais e das suas vitaminas, pelo que se deve comê-lo, sempre que possível, CRU.

O mamão verde dá um doce que toda dona de casa, sem dúvida, já experimentou fazer, mas o que nem todas sabem é que em diversos lugares, o mamão verde é usado cozido, com sal, azeite, etc., como abóbora.

O centro meduloso do TRONCO DO MAMOEIRO, raspado e secado, é uma guloseima semelhante ao coco ralado. Encerra boas propriedades nutritivas. Em alguns lugares é aproveitado no preparo de rapaduras.

http://voreniti.blogspot.com/

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 13/01/2011
Reeditado em 13/01/2011
Código do texto: T2726193
Classificação de conteúdo: seguro