3309- MARACUJAZEIRO -(Nº 036 , In: MOTTA, Sílvia Araújo.“Frutos e Pseudofrutos em Versos Brasileiros”.2010.) - Acróstico-informativo

3309- MARACUJAZEIRO -(Nº 036 , In: MOTTA, Sílvia Araújo.“Frutos e Pseudofrutos em Versos Brasileiros”.2010.)

-

Acróstico-informativo

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

-

M-Maracujazeiro produz o fruto maracujá.

A-A flor ornamental, a flor-da-Paixão:

R-Representa a coroa de espinhos, 3 pregos,

A-As 5 Chagas que Cristo foi crucificado!

C-Contém no fruto, Vitaminas A e C,

U-Úteis à saúde, Complexo B e Sais Minerais

J-Já conhecidos: ferro, cálcio, fósforo, sódio;

A-Apresenta importância à natureza porque

Z-Zela pelo equilíbrio ambiental.

E-Em alguns locais, na Semana Santa,

I-Introduzem uma vela em sua casca,

R-Reaproveitada luminária, nas procissões,

O-Onde há vento que apaga as velas acesas.

-

Belo Horizonte, MG, 5ª feira, 06-Jan-2011.

-

Curiosidades:

1-O maracujá possui um formato arredondado e sua casca, na fase madura, apresenta-se na cor amarela.. Junto com a polpa, também de cor amarela, encontra-se uma grande quantidade de caroços (sementes).

2-Possui propriedades que funcionam como calmante natural no organismo humano.

3-Existem várias espécies de maracujás, porém as mais conhecidas são: maracujá mirim, maracujá melão, maracujá guaçú e maracujá do iguapó.

4-Os maracujás de casca enrugada possuem a polpa mais doce, enquanto os de casca lisa são mais ácidos (azedos).

5-Cada 100 gramas de maracujá apresenta, aproximadamente, 70 calorias.

6-É muito utilizado na fabricação de sucos, xaropes e sorvetes.

7-O Brasil é o maior produtor mundial de maracujás.

http://www.suapesquisa.com/frutas/maracuja.htm

-*-

COMPOSIÇÃO QUÍMICA do MARACUJÁ:

1-Em 100 gramas de maracujá encontram-se:

Calorias 54,60

Água 88,50 g

Hidrates de carbono 9,60 g

Gorduras 1,80 g

Vitamina A 400 U.L

Vitamina B1 (Tiamina) 150,00 mcg

Vitamina B2 (Riboflavina) 100,00 mcg

Vitamina B5 (Niacina) 1,51 mg

Vitamina C (Ácido ascórbico) 15,60 mg

Os mais importantes sais do maracujá,

contidos em 100 gramas,

são formados

Fósforo 71,00 mg

Cálcio 53,00 mg

Ferro 1,27 mg

-*-

USO MEDICINAL do MARACUJÁ:

No Brasil são conhecidas muitas espécies de maracujá, com diferentes usos na medicina doméstica, a saber:

Maracujá-da-bahia (Passiflora bahiensis) - As folhas, em ba¬nhos quentes, têm indicação contra a gota. As sementes são ver¬mífugas.

Maracujá-branco (Passiflora capsularis) - A raiz encerra pro¬priedades emenagogas. (Comum no Rio).

Maracujá-mirím ou maracujá-de-garapa (Passiflora edulis) - O decocto das folhas, em fomentações, é desobstruente e diurético. Trituradas, aplicam-se as folhas sobre tumores hemorroidários. (Co¬mum no Rio).

Maracujá-fedorento (Passiflora foetida) - Aplica-se, em banhos e cataplasmas, na erisipela e nas inflamações cutâneas de modo geral.

Maracujá-do-piauí (Passiflora gardneri) - A raiz contém virtudes emenagogas.

Maracujá-com-folhas-de-louro (Passiflora laurifolia) - As fo¬lhas são emenagogas e adstringentes. (Comum no Amazonas).

Maracujá-pintado (Passiflora mucronata) - As sementes são vermífugas. (Encontra-se nos Estados de S. Paulo, Minas e Rio).

Maracujá-peroba (Passiflora picroderma) - o decoto das folhas, em clisteres, alivia as hemorróidas. (Vegeta nos Estados do Norte).

Maracujá-cheiroso (Passiflora sicyoides) - As folhas, em ba¬nhos quentes, são aplicadas contra a gota.

Murucuiá (Passiflora murucuia) - Tem propriedades sudoríficas, anti-histéricas e vermífugas.

Sururuca (Passiflora setácea) - Usa-se, em decocção, para com¬bater a diarreia crônica.

De modo geral, os maracujás são soníferos.

http://voreniti.blogspot.com/2008/03/maracuj.html

-*-

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 06/01/2011
Código do texto: T2712228
Classificação de conteúdo: seguro