3291-MANGUEIRA -(Nº 018 , In: MOTTA, Sílvia Araújo.“Frutos e Pseudofrutos em Versos Brasileiros”.2010.) - Acróstico-informativo

3291-MANGUEIRA -(Nº 018 , In: MOTTA, Sílvia Araújo.“Frutos e Pseudofrutos em Versos Brasileiros”.2010.)

-

Acróstico-informativo

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

-

M- Mangueira é originária da Índia;

A-Árvore tropical tem mais de 500 tipos;

N-Nas menores até às que pesam 2 quilos

G-Grandes, ovais, alongadas,fibrosas ou não,

U-Uma sugestão: comer manga madura

E-É aconselhável pois tem betacaroteno,

I-Importantes vitaminas A, B, C, Ferro, Cálcio,

R-Recomendado depurativo do sangue e pele,

A-Aos olhos faz bem. Tem zinco, magnésio, potássio.

-

Belo Horizonte, MG, sexta-feira, 31 de dezembro de 2010.

-

MANGA:

CURIOSIDADES-Variedades

Dentre as cerca de 500 variedades de manga existentes no mundo, seguem as mais conhecidas:

BOURBON – possui frutos grandes, saborosos e perfumados, caracterizando-se pela casca verde geralmente manchada de preto.

CORAÇÃO DE BOI – essa variedade quase não tem fibra. É grande e arredondada; quando madura, apresenta uma tonalidade vermelho escura, com polpa tenra e aromática.

-

ESPADA – bastante fibrosa e muito doce, essa espécie tem fruto comprido e estreito, com casca esverdeada mesmo quando madura.

-

ESPADÃO DO NORTE – tem menos fibras que a espada, mas não é tão saborosa. Seu formato também é parecido, mas mais volumoso.

-

HÁDEN OU ÁDEN – considerada a mais bonita das mangas, tem a casca amarela e vermelha, quando madura. Sua polpa é macia e sem fibras.

-

MANGA COCO- PREFERIDA-COQUINHO-UBÁ – é conhecida também por manguita, devido ao tamanho pequeno. Tem casca amarela

e esverdeada com pintinhas pretas, são as MAIS SABOROSAS..

-

MANGA CORAÇÃO – seu formato lembra um pequeno coração. Possui casca rosada ou amarelo rosada e polpa um pouco fibrosa.

-

KEIT – também quase não tem fibras. Sua polpa é macia e sua casca é verde arroxeada ou avermelhada.

-

MANGA MAÇÃ – assemelha-se à manga manteiga no formato, mas sua casca é rosada e a polpa, também macia, é aromática e de sabor ácido.

-

MANGA MANTEIGA – é grande, arredondada, de casca verde clara amarelada e polpa macia, quase sem fibra.

-

MANGA ROSA – maior que a manga coração, por vezes é confundida com a manga maçã. Sua casca é rosada ou amarelo rosada e a polpa não contém fibras.

-

Belo Horizonte, MG, 31 de dezembro de 2010.

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 31/12/2010
Código do texto: T2701397
Classificação de conteúdo: seguro