"O Homem e sua eterna mania de Salvação"

_Já vai, já vai! Dizia o anjo. Atendendo àquele homem que batia na porta do céu;

_Oh anjo! Que bom estar aqui no céu, depois de tanto falar sobre o Criador, agora estarei face a face com ele.

Dizia aquele homem todo afoito e que não parava de falar.

_ Onde está Deus? Quero vê-lo; preciso cair de joelhos diante do meu criador.

_ Calma e siga-me. Disse o anjo.

Assim fez aquele homem, começou a seguir o anjo por um longo corredor.

_ Nossa, como é lindo o céu! Que maravilha! Nem acredito que logo estarei diante do único e verdadeiro Deus!

O anjo parecia que não estar muito entusiasmado com a alegria daquela criatura. Até parece que o anjo fazia aquele ato de levar pessoas diante de Deus por séculos e séculos.

_ Chegamos!

Pararam diante de uma porta imensa.

O anjo lhe disse: _ Atrás desta porta há uma enorme sala, nunca homem algum, em tempo algum, fez tamanha obra, como esta sala.

O homem disse:_ Nossa, anjo! Então imagina como deve ser o trono do Todo Poderoso Deus? Todo em ouro maciço, incontáveis pedras preciosas. Pode abrir anjo já estou pronto para ver estas maravilha feitas pelo meu Senhor.

O anjo tocou a porta, de forma suave, como se de suas mãos saíssem um sopro e ela se abriu.

_Entre, homem, estás a pouquíssimos passos diante de Deus, seu Criador!

O homem começou atravessar a porta e quando já estava dentro daquela sala a porta se fechou.

O anjo, tomando o seu caminho de volta, pensou: _ É mais um que acompanho! E eles nunca perguntam meu nome!

Dentro daquela imensa sala, o homem olha para todos os lados e nada vê. Não vê parede alguma, não vê mais aquela porta que acabará de atravessar. Simplesmente um longo e enorme horizonte. E não encontrou o trono de Deus. No desespero, ele grita ao anjo.

_ Anjo você se enganou! Deus não está aqui! O trono do todo poderoso não está aqui! Você me trouxe à sala errada!

Os gritos daquele homem podiam ser ouvidos por todos os outros anjos e homens que se encontravam no céu.

_Eu estou aqui! Era uma voz forte, porém calma e suave.

_ Ô anjo, onde está? Perguntou aquele homem.

_ Não sou o Anjo! Sou seu Deus, a quem procura!

O homem disse aos gritos, caindo de joelhos ao chão:_ Aleluia! estou diante de Deus! Ó Senhor dos céus.Óh que maravilha! Se todos pudessem me ver agora! E indagou ele a Deus:

_Mas, Deus, onde está tua face? Teu magnífico trono? Que faz jus ao teu nome?...

A voz de Deus responde:

_ Estou em todos os lugares! Estou presente em tudo! Por isso não precisa me conhecer, nem ver minha face!

_ Sim, claro senhor! Respondeu o homem.

Deus lhe perguntou: _ Homem estou diante de ti! O que queres me falar?

_ Senhor, quero lhe dizer que fui um dos homens mais fiéis a ti! Senhor, em teu nome fiz maravilhas!

_Imagino! Disse Deus. _Continue a falar sobre as suas obras homem!

_ Senhor Todo Poderoso, em seu Santo nome expulsei o demônio, até fiz alguns milagres e tudo isto em nome de seu filho amado, Jesus!

_ Hum!!!... Gosto desta parte dos milagres! Preciso realmente de pessoas que façam muitos milagres! Disse Deus àquele homem.

_ Senhor, fora as minhas pregações, e olha que foram muitas! Tanto é, Senhor, que consegui espalhar minha igreja nos mais diversos lugares deste seu mundo, para que seus filhos te conhecessem! Lógico que foi tudo com sua bênção!

_ Fale-me mais sobre meus filhos que você ajudou em sua caminhada evangelizadora, em meu nome!

O homem disse, enchendo-se de orgulho:

_ Ó Deus, tenho certeza que esta é a parte que o Senhor mais vai gostar!

Deus respondeu:_ Tenho certeza! Sou todo ouvidos!

_ Senhor, usei as suas palavras sagradas, louvores a ti, Senhor; ainda li e expliquei cada texto da bíblia, orientado pelo seu Espírito Santo!

_ A quem você explicou minhas palavras? Deus pergunta.

_ A todos. Bêbados, ateus, prostitutas, endemoniados, enfim, Senhor, a todos que me procuraram!

Deus questiona aquele homem:

_ Nossa, homem, estou admirado com sua força e fé!

_ Senhor, meu Deus, sei que tu sabes tudo, e tudo pode ver, e sei que via a tua igreja lotada com a manifestação de seu santo nome, muitas bênçãos, exaltamos seu nome dia e noite!

Deus afirmou: _ Eu vi, homem! Eu vi suas obras e daqueles que te seguiam!

_ E agora, Senhor, eis que estou aqui diante de ti para te servir!

A suave voz de Deus se dirige àquele homem e o questiona:

_Mais uma pergunta a você, homem? E aqueles que você não conseguiu salvar? O que foi feito deles?

_ Olha, Senhor, os que não se salvaram estão por aí; os que estão vivos continuam a pecar pelos quatros cantos da terra, os que morreram, com certeza, estão no inferno!

_ Homem, porque achas que eles não conseguiram a salvação? Pelo seu testemunho a mim, você fez tudo o que era certo, não fez?

O homem respondeu:

_ Fiz sim, Senhor, como disse antes e vou dizer por toda eternidade; fiz tudo em seu nome, e olha, Senhor, cansei de avisá-los de que sua mão é pesada e justa, que se eles não ouvissem as palavras de Deus iam conhecer sua ira, Senhor!

_ Eu disse isto, homem? _Você disse tudo isto em meu nome? Usou as palavras que saíram de sua boca para dizer que são minhas?... É isto, homem?

_ Sim, Senhor meu Deus! Estas palavras vêm do conhecimento do espírito santo e amor eterno a ti! Tudo em seu Santo nome e de seu filho amado, Jesus!

_Então, homem, estás preparado para me servir por toda a eternidade em amor a mim? Perguntou Deus.

_ Sim, Senhor, é o que mais quero! Servir meu único e verdadeiro Deus!

_ Então, agora vá ao inferno!

O homem se desesperou ao ouvir aquelas palavras vindo de Deus.

_ Como, Senhor? Não entendi! Eu ir ao inferno?

Deus, em sua sabedoria, disse.

_ Sim, ao inferno, homem! Você me contou suas façanhas de milagres e fé, como tantos outros já fizeram e fazem e continuarão a fazer até o final dos tempos! _Mas, homem, falar em meu nome é fácil, falar em nome de meu filho dá autoridade e poder a muitos!

Mas suas palavras não chegaram aos que realmente precisavam ouvir! _ Tu, homem, usaste minhas palavras sagradas sem entender uma única verdade! A salvação está dentro de cada um que me encontra, não daquele que diz estar salvo! Pregaste em meu nome, como diz, mas nunca usou a clareza das palavras e o poder da intuição divina que dei a todos os meus filhos! Se talvez assim tivesse feito, teria percebido os olhos daqueles que tinham sede de saber e fome da paz!

_Pois vós dissestes a mim que o Espírito Santo te orientava! Expulsou o demônio de muitos, mas esqueceu de exorcizar seus próprios demônios! O demônio da vaidade, da sabedoria exagerada, da arrogância insana! Ofendeu a fé de outros, achando que sua religião sempre estiverá certa! E eu nunca declarei nem pedi que fosse criada religião alguma em meu nome!

E continuou Deus:

_Vá sim ao inferno, pois lá estão os que realmente precisam de ti! Eles clamam pelo meu nome dia após dias! Muitos deles estão lá por causa de homens como você, que julgam e condenam em meu nome! Dizem curar as feridas e esquecem as almas! Profetizam em meu Santo Nome! Fazem e multiplicam templos, filosofias e igrejas, mas se esquecem de estar entre os seus, pelos caminhos da verdade!

_Vá, homem, se me ama de verdade! E eu sei que é verdadeiro seu amor a mim! Vá ao inferno e resgate cada um daqueles que não tiveram a oportunidade de me conhecer!

O homem olhou para o horizonte que estava a sua volta; ao final via um sol imenso com uma cor forte, mas clara. Já não ouvia mais a voz de Deus. Quando, de repente, aparece diante dele o mesmo anjo que o encaminhou até aquela porta, e lhe diz:

_ Vamos, homem! Disse o anjo, colocando suas mãos em seus ombros.

O homem se encontrava em total silêncio; ele sabia que não havia o que falar.

Tomavam o rumo pelo mesmo caminho, quando o silêncio por ele foi quebrado.

_ Anjo, andamos tanto e não passamos por aquela imensa porta, por quê? Onde ela está?

O anjo lhe disse:_ Aquela porta nunca existiu! Na verdade, foi sua mente que a criou, pois sua crença, assim como a de muitos outros tantos, é que coloca uma porta entre o homem e Deus! Há aqueles que colocam até muralhas e tentam atravessá-las para ver e conhecer a face de Deus, assim como foi seu caso.

_ Mas, anjo, e a sala enorme em que eu estava conversando com Deus?

_ Também foi você que a colocou ali! Você e Deus conversavam onde você desejava! Imaginou uma sala imensa com um trono e Deus sentado nele, mas o que você viu na realidade é a expressão da sua alma enorme, porém vazia!

_ Anjo, uma última pergunta: Lá no inferno, estarei sozinho?

O anjo deu um sorriso e disse:

_Homem, nunca pergunte onde vai estar! Pergunte a si mesmo se Deus realmente está dentro de você! Assim, terá a resposta que tanto precisa!

E continuou o anjo.

_ Ah!... Ia me esquecendo sobre estar sozinho lá no inferno! Por séculos e séculos, homens vêm fazendo esta mesma missão que você vai realizar!

_Poucos conseguiram salvar aos outros e a si mesmo! A triste verdade é que grande parte deles ficaram por lá, no inferno!

Foi neste momento que o homem pela primeira vez deu um sorriso que refrigerou sua alma. Foi como se ele tivesse entendido naquele momento o que o anjo quis dizer sobre o perigo de querer salvar as almas de seus semelhantes esquecendo de procurar a sua própria salvação.

“ O maior pecado que existe é acreditar que o mal faz parte da natureza humana. E originar o Diabo como o pai e criador de todo este mal.”

Autoria

Ronaldo M. de Oliveira