706-ÉTICA- (AXIOLOGIA)PRIMEIRO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO

706-ÉTICA-(AXIOLOGIA) PRIMEIRO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO

Acróstico-didático

Por Sílvia Araújo Motta

É-É o estudo filosófico da Conduta Ideal.

T-Trabalha Virtudes e Valores humanos.

I-Interliga princípios fundamentais,

C-Conseqüências ligadas às competências

A-Aplicadas juntamente à AXIOLOGIA.

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É-Ética SOCRÁTICA: “ O Poder Libertador

T-Traz o conhecimento por si.”

I-Indica que ser dono de si é ser feliz,

C-Com a prática racional do Bem

A-Aplicada na sociedade em que vive.

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É-Ética em ARISTÓTELES, (384-322 a.C)

T-Termo justo aos opostos Bem e Mal:

I-Indica que o Bem aperfeiçoa o Homem,

C-Com certeza, em sua natureza racional;

A-Ato ditado e regido pelo Sumo Bem.

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É-Ética em PLATÃO (429-347 a.C)

T-Trabalha para elevar Valores Morais.

I-Insiste no Bem Humano concreto.

C-Cria a pedagogia para desenvolver

A-A ética das Virtudes na Política ideal.

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É-Ética GREGA é uma elaboração estética.

T-Tem preparação para a vida boa e bela,

I-Inclusão poética! Tem preocupação

C-Com a arte de viver o bem humano.

A-Administra normas exigidas na Educação.

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É-Ética Cristã, na Sagrada Escritura

T-Traz nítida riqueza do conteúdo moral.

I-Insiste na Axioteleologia de Cristo,

C-Com o reconstrutivo, claro, denso,

A-Atual preceituário éticomoral.

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É-Estudo sistemático do vício no (1225-1274)

T-Tomismo(doutrina de Sto. Tomás Aquino)

I-Impõe conciliação entre o Aristotelismo

C-Com os ensinamentos do Cristianismo,

A-À luz dos Mandamentos de Cristo.

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É-Em ditames da lei eterna de Deus...

T-Teólogos estudam espécies de Vícios

I-Inclusive sobre a rebelião contra Deus:

C-Causas e conseqüências dos Vícios Alheios,

A-Assim sugerem comportamento para combatê-los.

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É-Em 1724-1804, Immanuel Kant

T-Trouxe autonomia absoluta da Razão,

I-Indiferente ao pressuposto religioso.

C-Com a Ética NULA, sem sanção:

A-Ao afirmar: “Vício é o hábito da transgressão.”

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É-Ética Empresarial agrega valores

T-Traz a troca, a mútua colaboração.

I-Interage na forma de atuar no mercado.

C-Cria vínculos de aceitação do Código

A-Aos empresários bem relacionados

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É-Estudos do alemão Jurgem Habermas

T-Tentam explicar a dimensão humana,

I-Interação plena em relação à dominação.

C-Como chegar à recuperação humana,

A-Apesar de tanta distorção na comunicação?

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É-Ética é pluralista. Faltam punições reais!

T-Temos visto corrupção entre Políticos.

I-Identificamos aspectos negativos da questão:

C-Casos de infratores nas Campanhas Eleitorais!

A-A democracia tem compromissos éticos...

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É-Ética é a investigação do que é bom.

T-Tem o objetivo de facilitar realizações,

I-Isto é, para a perfeição do Homem.

C-Conjunto de regras para guiar ações.

A-Argumentações sobre como devemos agir.

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É-Ética NORMATIVA é ética MORAL:

T-Tem princípios e regras fixas.

I-Impostas devem ser obedecidas.

C-Como exemplo podemos citar:

A-A ética Profissional e a ética Religiosa.

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É-Ética TELEOLÓGICA é ética IMORAL:

T-Tem base na ética dos “fins”

I-Instrui que “fins justificam os meios”.

C-Característica da ética Econômica:

A-Afinal, o que importa é o capital.

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É-Ética SITUACIONAL é ética AMORAL.

T-Tem base nas circunstâncias.Vale tudo!

I-Induz que tudo é relativo e temporal.

C-Caracteriza a ética POLÍTICA.

A-Afinal, em política, tudo vale!

É-Ética é algo que todos deviam ter.

T-Todos precisam levá-la a sério;

I-Infelizmente ninguém a cumpre à risca,

C-Com certeza, alguns dizem que a tem...

A-Afinal, poucos sabem o que é ÉTICA.

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Belo Horizonte, 15 de outubro de 2006.

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Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 14/10/2006
Reeditado em 17/10/2006
Código do texto: T264025
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