706-ÉTICA- (AXIOLOGIA)PRIMEIRO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO
706-ÉTICA-(AXIOLOGIA) PRIMEIRO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO
Acróstico-didático
Por Sílvia Araújo Motta
É-É o estudo filosófico da Conduta Ideal.
T-Trabalha Virtudes e Valores humanos.
I-Interliga princípios fundamentais,
C-Conseqüências ligadas às competências
A-Aplicadas juntamente à AXIOLOGIA.
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É-Ética SOCRÁTICA: “ O Poder Libertador
T-Traz o conhecimento por si.”
I-Indica que ser dono de si é ser feliz,
C-Com a prática racional do Bem
A-Aplicada na sociedade em que vive.
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É-Ética em ARISTÓTELES, (384-322 a.C)
T-Termo justo aos opostos Bem e Mal:
I-Indica que o Bem aperfeiçoa o Homem,
C-Com certeza, em sua natureza racional;
A-Ato ditado e regido pelo Sumo Bem.
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É-Ética em PLATÃO (429-347 a.C)
T-Trabalha para elevar Valores Morais.
I-Insiste no Bem Humano concreto.
C-Cria a pedagogia para desenvolver
A-A ética das Virtudes na Política ideal.
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É-Ética GREGA é uma elaboração estética.
T-Tem preparação para a vida boa e bela,
I-Inclusão poética! Tem preocupação
C-Com a arte de viver o bem humano.
A-Administra normas exigidas na Educação.
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É-Ética Cristã, na Sagrada Escritura
T-Traz nítida riqueza do conteúdo moral.
I-Insiste na Axioteleologia de Cristo,
C-Com o reconstrutivo, claro, denso,
A-Atual preceituário éticomoral.
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É-Estudo sistemático do vício no (1225-1274)
T-Tomismo(doutrina de Sto. Tomás Aquino)
I-Impõe conciliação entre o Aristotelismo
C-Com os ensinamentos do Cristianismo,
A-À luz dos Mandamentos de Cristo.
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É-Em ditames da lei eterna de Deus...
T-Teólogos estudam espécies de Vícios
I-Inclusive sobre a rebelião contra Deus:
C-Causas e conseqüências dos Vícios Alheios,
A-Assim sugerem comportamento para combatê-los.
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É-Em 1724-1804, Immanuel Kant
T-Trouxe autonomia absoluta da Razão,
I-Indiferente ao pressuposto religioso.
C-Com a Ética NULA, sem sanção:
A-Ao afirmar: “Vício é o hábito da transgressão.”
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É-Ética Empresarial agrega valores
T-Traz a troca, a mútua colaboração.
I-Interage na forma de atuar no mercado.
C-Cria vínculos de aceitação do Código
A-Aos empresários bem relacionados
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É-Estudos do alemão Jurgem Habermas
T-Tentam explicar a dimensão humana,
I-Interação plena em relação à dominação.
C-Como chegar à recuperação humana,
A-Apesar de tanta distorção na comunicação?
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É-Ética é pluralista. Faltam punições reais!
T-Temos visto corrupção entre Políticos.
I-Identificamos aspectos negativos da questão:
C-Casos de infratores nas Campanhas Eleitorais!
A-A democracia tem compromissos éticos...
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É-Ética é a investigação do que é bom.
T-Tem o objetivo de facilitar realizações,
I-Isto é, para a perfeição do Homem.
C-Conjunto de regras para guiar ações.
A-Argumentações sobre como devemos agir.
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É-Ética NORMATIVA é ética MORAL:
T-Tem princípios e regras fixas.
I-Impostas devem ser obedecidas.
C-Como exemplo podemos citar:
A-A ética Profissional e a ética Religiosa.
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É-Ética TELEOLÓGICA é ética IMORAL:
T-Tem base na ética dos “fins”
I-Instrui que “fins justificam os meios”.
C-Característica da ética Econômica:
A-Afinal, o que importa é o capital.
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É-Ética SITUACIONAL é ética AMORAL.
T-Tem base nas circunstâncias.Vale tudo!
I-Induz que tudo é relativo e temporal.
C-Caracteriza a ética POLÍTICA.
A-Afinal, em política, tudo vale!
É-Ética é algo que todos deviam ter.
T-Todos precisam levá-la a sério;
I-Infelizmente ninguém a cumpre à risca,
C-Com certeza, alguns dizem que a tem...
A-Afinal, poucos sabem o que é ÉTICA.
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Belo Horizonte, 15 de outubro de 2006.
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