2953- SITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SEMIOLINGUÍSTICA (Teoria de Patrick Charaudeau)-Acróstico-didático-Por : Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

2953- SITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SEMIOLINGUÍSTICA (Teoria de Patrick Charaudeau)-Acróstico-didático-Por : Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

-

S-Segundo Patrick Charaudeau,

I-Ilustre Professor Universitário,

T-Temos três componentes básicos,

U-Usados na “Situação de Comunicação”:

A-A “finalidade” prescreve, informa, incita;

Ç-“Circunstâncias” materiais de locução e

A-A “identidade” na posição do Eu-Tu,

O-Onde enfatiza “Os Gêneros Discursivos”.

-

D-“Discurso Propagandístico”

E-Explica a finalidade de “incitação”.

-

C-Com o “Discurso Publicitário”

O-O contrato é de semi-engano”

M-Mantém na legitimidade mercantil,

U-Uma relação entre consumidor-comprador,

N-No sonhado benefício individual.

I-Instrui o “Diálogo Político” na identidade

C-Cidadã, com representativa legitimidade,

A-À procura da lógica simbólica/pragmática,

Ç-Chega ao melhor Regime Político;

A-Aproveitando sempre para aplicar

O-Os modos das Instruções Discursivas.

-

S-Seguramente o “Discurso Promocional”

E-Está na “Instância da Legitimidade

M-Moral” um dos gêneros discursivos;

I-Influi o “crer” sem posição de autoridade;

O-O objeto de discurso é de “reparação”

L-Ligado à finalidade da propaganda;

I-Instrui o contrato de “benefício coletivo”

N-No dever de solidariedade social.

G-Garante que os Gêneros Discursivos

U-Usados nas recorrências linguísticas,

Í-Implicam na ORGANIZAÇÃO

S-Semiolinguística da “descrição”;

T-Trabalha aa forma “narrativa”

I-Importância da “argumentação”

C-Com características formais,

A-Às normas gramaticais e lexicais.

-

Belo Horizonte, 29 de abril de 2010.

-

In:

CHARAUDEAU, Patrick. A propos du genre publicitaire. In: Langage et discours. Paris: Hachette, 1983.

-

CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l’ expression. Paris: Hachette, 1992.

-

CHARAUDEAU, Patrick. Análise do Discurso: controvérsias e perspectivas. In: MARI, H. et al (Org.). Fundamentos e dimensões da Análise do Discurso. Belo Horizonte: Carol Borges, 1999.

-

CHARAUDEAU, Patrick. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. In: MARI, Hugo et al (Org.). Análise do Discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2001.

-

CHARAUDEAU, Patrick. Para uma nova Análise do Discurso. Tradução por Agostinho Dias Carneiro. In: CARNEIRO, Agostinho Dias (Org.). O discurso da mídia. Rio de Janeiro: Oficina do autor, 1996. p. 05- 43.

-

CHARAUDEAU, Patrick. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. In: MACHADO I. L., MARI, H. e MELLO, R. Ensaios em Análise do Discurso / Ida Lúcia Machado, Hugo Mari, Renato de Mello (orgs.). Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, Programa de Pós-graduação em Estudos Lingüísticos, Faculdade de Letras da UFMG, 2001.

-

EMEDIATO, W. Fórmula do texto: redação, argumentação e leitura. São Paulo: Editora Geração, 2004.

---***---

Publicação:

http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/2226536

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 29/04/2010
Reeditado em 29/04/2010
Código do texto: T2226536
Classificação de conteúdo: seguro