2911- NINGUÉM CRIA DO NADA-("Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Antoine Lavoisier) Poema-acróstico Nº 01

2911- NINGUÉM CRIA DO NADA-("Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Antoine Laurent Lavoisier) Poema-acróstico Nº 01

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Por Sílvia Araújo Motta

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N-Ninguém cria do nada, porque

I-Impossível ter outro CRIADOR!

N-Na verdade, só Deus é soberano,

G-Garante o Poder sobrenatural,

U-Único, Onipotente, Rei do Amor,

É-Elevado modo maravilhoso,

M-Misericordioso Arquiteto Natural.

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C-Com certeza, o Homem tenta

R-Recriar o capital simbólico,

I-Inverso à direção vetorial,

A-Assimila e faz a transmissão.

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D-Do exercício sonoro e visual

O-O cenário é apenas descrito...

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N-No momento de silêncio do leitor

A-A prática anterior é aproveitada

D-Da visualização das imagens:

A-A experiência facilita a recriação.

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Belo Horizonte, MG,Brasil, 10 de abril de 2010.

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PROCESSO DA PRODUÇÃO X CRIAÇÃO HUMANA

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Acróstico-filosófico-histórico nº 2794

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

H-Hoje, há uma extensa discussão,

I-Importante, sobre o processo da criação:

S-Sabe-se que a produção humana

T-Tem base na capacidade comum:

Ó-O que é NOVO? Releitura? Recriação?

R-Reprodução é genética, social, histórica,

I-Infinda na arte, literatura,ciência, política...

A-A identidade singular pertence ao GADU...

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V-Vigotsky associa a capacidade

I-Inteligente criadora à possibilidade

G-Garantida pela experiência de vida...

O-O importante é apreensão individual,

T-Tratar a relação entre a realidade

S-Sempre usando a imaginação...

K-Kant e Kardec tiveram seguidores:

Y-Yes, com pensamentos e formas diversas.

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B-Bakthin Mikhail, não aceita cópia fiel...

A-Adverte que nenhuma obra está livre ao ser

K-Criada,sem interferência de outras produções.

H-Homem é o produto de tudo que lhe cerca:

T-Todas as palavras, livros, filmes, canções

I-Irradiam o conhecimento adquirido dia a dia

N-Na reinvenção, a cultura mescla as criações.

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P- Para Vigotstky, não existem humanos

R-Restritos, sujeitos considerados geniais;

O-O modo de andar, falar, escrever, desenhar,

C-Com certeza, segue trivialidades normais...

E-E cabe frisar que NADA do que foi criado

S-Será encarado como expressão finalizada.

S-Sempre a atividade criadora vai completar

O-O ingrediente necessário,o complemento;

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C-Com a diversidade, de elementos existentes,

R-Reflexão vale “nada se cria, tudo se transforma”

I-Impossível inovar a história, sem base estrutural:

A-A orquestra desafina se não seguir a base musical.

T-Trata-se de valorizar tudo aquilo que já se tem...

I-Idéias de hoje, tomaram novas formas de ideal

V-Vieram das BASES bem comuns no passado,

O-Ou melhor “Não há ORIGINALIDADE suprema.”

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C-Cultura humana tem sempre elementos comuns;

I-Indica os mesmos temas em textos e vocábulos

E-Esclarece que o conhecimento científico,

N-Nasce de respostas provisórias às questões,

T-Trabalhadas no processo das modificações;

Í-Invenções que reformulam tantos pensamentos,

F-Fácil é reclamar da consolidação que não existe,

I-Indireta dos modos de produção capitalista,

C-Como fragmentação do tempo e do trabalho,

O-Organização e reprodução de peças em série.

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A-A PRODUÇÃO ARTÍSTICA é reinventada,

R-Recebe da base citada por Walter Benjamin,

T-Transformação nos modos de recepção,

Í-Inspira a massificação do consumo, divulgação,

S-Sendo assim, também a ARTE demonstrada

T-Traz a produção em série, fotos iguais para

I-Inaugurar o original e negativo para o cinema:

C-Cortes, edições, seleções vão formar o filme...

O-O certo é valorizar quem é capaz de recriar.

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Belo Horizonte, 7 de fevereiro de 2010.

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Bibliografia

BAKHTIN, Mikhail. Arte y responsabilidad. In: Estética de la criacion verbal. México, Siglo XX, 1985.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. São Paulo, Brasilien¬se, 1987.

VIGOTSKY, Lev. Imaginacion y el arte en la infancia. México, Ediciones Hispanicas, 1987.

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Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 10/04/2010
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