Presidente Venceslau Brás (O 9º Presidente da República no Brasil)
Presidente do Brasil entre 1914 e 1918.
Retirou-se por um período de um mês em 1917 por motivo de doença.
Era filho de Francisco Brás Gomes e de Isabel Pereira dos Santos.
São Caetano da Vargem Grande foi onde nasceu em 26/02/1868.
Iniciou carreira de advogado após formar-se em direito em 1890.
De 1898 a 1902 foi secretário do interior, justiça e segurança pública do estado.
Elegeu-se deputado e foi líder da bancada mineira na câmara dos deputados.
No seu governo mediou a disputa de terras entre Paraná e Santa Catarina.
Também enfrentou manifestações militares e a Revolta dos Sargentos.(1915)
Em seu mandato entrou em vigor a lei de grafar o nome do “Brasil’’ com “S”.
Vieram os torpedeamentos de navios brasileiros em 1917.
Este fato levou o Brasil a entrar na primeira guerra mundial.
Navios á procura de submarinos alemães travaram a sangrenta Batalha do Toninho.
Com a guerra veio a dificuldade de importar produtos manufaturados da Europa.
Então passou a incentivar a industrialização nacional.
Sendo este incentivo inadequado na época, o país ainda era essencialmente agrícola.
Logo, o governo necessitava de armamentos bélicos.
A indústria teria que ser mais sofisticada que a do Brasil de 1914.
Um dos grandes desafios de sua política foi tentar conter a inflação da época.
Brás foi o mais longevo de todos os presidentes brasileiros.
Recebeu homenagem tendo seu nome em uma cidade em Minas Gerais e no Paraná.
Aquele que permaneceu mais tempo como ex -presidente da república.
Seu falecimento foi em Itajubá (MG) em 15 de maio de 1966 aos 98 anos.