Presidente Nilo Peçanha (O 7º Presidente da República no Brasil)

Político que assumiu a presidência após a morte de Afonso Pena.

Representou a presidência da república até 15 de novembro de 1910.

Este foi, talvez, o único mulato presidente do Brasil.

Seu pai era padeiro e sua mãe descendente de uma família fluminense.

Insultos freqüentes enfrentou da imprensa por ser descrito como mulato.

Durante a juventude enfrentou racismo em referências a cor de sua pele.

Estudos afirmam, suas fotos eram retocadas para clarear a pele escura.

Nilo Peçanha, segundo Costa e Silva escondia seus ancestrais africanos.

Terminou os estudos iniciais em sua cidade Campos de Goytacases (RJ).

Estudou na Faculdade de Direito de SP e depois na Faculdade de Recife.

Noivou e casou com Ana de Castro B. de Sousa, de família aristocrática.

Iniciou na política e foi eleito para a Assembléia Constituinte em 1890.

Lançou-se candidato a senador e foi presidente* do Rio de Janeiro.

O convênio de Taubaté assinou em 26 de fevereiro de 1906.

Passado 4 dias do convênio foi eleito vice presidente com 272.529 votos.

Em razão de divergências políticas seu governo foi de grandes agitações.

(Ç) Concorreu a presidente do RJ após deixar presidência da república.

As oligarquias estaduais se intensificaram em MG e SP.

Nilo fez o Serviço de Proteção aos Índios e o ensino técnico no Brasil.

Hermes da Fonseca foi seu sucessor derrotando Rui Barbosa.

A eleição para a presidência de 1921 perdeu para Artur Bernardes.

Informações Complementares:

***O cargo de Presidente de um estado naquela época era equivalente ao cargo de governador nos dias de hoje.

*** Faleceu em 1924, no Rio de Janeiro, afastado da política.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 07/03/2010
Código do texto: T2125682
Classificação de conteúdo: seguro