Um Grande Homem Chamado Jó

Um dos significados do nome Jó no hebraico é “Yyob”, “Estar em hostilidade”, “Provar”.

Mas a forma original é “Yyab” seria “onde está meu pai?...”

Grande discussão há em torno da autoria do livro de Jó, já que se trata de um livro autônomo.

Renomados profetas tem sido cogitados como possíveis autores.

Alguns deles são o próprio Jó, Eliú, Moisés, Salomão ou Jeremias.

Na concepção do Talmude Judaico o livro foi escrito por Moisés.

Descartam esta possibilidade outros estudiosos por não haver no livro qualquer menção ás leis mosaicas.

Existem várias sugestões quanto à data do livro, entre 2000 e 1000 a.C.

Há duas figuras na bíblia com esse nome: o terceiro filho de Issacar (também chamado de Jezubel e Jó do livro de Jó).

O livro mostra que o homem que é sábio conserva sua crença na retidão e na vindicação dada por Deus aos retos.

Melhores amigos de Jó acreditavam que o sofrimento se dava em conseqüência de pecados.

Era habitante de Uz, um lugar histórico e não imaginário.

Mostrou-se cético e passa a condenar-se a si mesmo em crises psicológicas.

“Conheça melhor o antigo testamento”, de Stanley Ellisen apresenta alguns fatos interessantes sobre o livro de Jó.

Historiadores fazem analogias entre Jó e Ester.

Ambos ressaltam a soberania de Deus de modo especial.

Muitos ensinamentos são mostrados através do sofrimento de Jó.

A perda dos bens, saúde e da família não abalaram sua fé.

Demonstrou alguns momentos de fraqueza ao amaldiçoar o próprio nascimento.

O herói passa da riqueza à pobreza para servir a Deus e ao seu povo.

Jó ressalta o propósito soberano de Deus em tempos de infortúnio.

Outro paralelo com Ester é a derrota de satanás nas mãos de Deus.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 05/09/2009
Código do texto: T1793709
Classificação de conteúdo: seguro