Texto nº 2507-PRONUNCIAMENTO de Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil, SOBRE "ANO EUCLIDES DA CUNHA "NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.

Texto nº 2507-PRONUNCIAMENTO de Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil, SOBRE "ANO EUCLIDES DA CUNHA" NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

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Acróstico-histórico-biográfico-nº 2507

Por Sílvia Araújo Motta

Primeira parte:

1-ABERTURA-CUMPRIMENTOS

Segunda Parte:

2-EUCLIDES-PIMENTA-RODRIGUES-DA CUNHA-2.1:TENENTE-NA CARREIRA MILITAR-2.2:ENGENHEIRO CARTOGRÁFICO-

2.3: DESTINO FAMILAR NA SOCIEDADE-

Terceira Parte:

3-ANÁLISE CRÍTICA TEXTUAL DE OS SERTÕES- POSITIVA A CLÁSSICA DOCUMENTAÇÃO-

Quarta Parte:

4-CONCLUSÃO

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Primeira Parte:

1:

A-A data 15 de agosto no calendário marca

B-“Biografia e Obra de Euclides da Cunha”

E-Especialmente do Homem extraordinário,

R-Reverenciado pelas lições à História,

T-Trajetória real pela causa humanitária;

U-Um homem-monumento no imaginário

R-Racional, conhecimento civil e literário;

A-A Obra “Os Sertões” tornou-o imortal.

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C-Caríssimas Autoridades destacadas

U-Unidas aos Convidados Amigos,

M-Marcamos a Comemoração nacional

P-Pelo Centenário da morte trágica do autor!

R-Realização da Academia Brasileira de Letras.

I-Inesquecível “Ano Euclides da Cunha”

M-Marcado pela popularidade da Obra

E-Euclidiana! “Os Sertões” faz uma crítica:

N-Não é Obra de ficção! É Ensaio Histórico,

T-Tratado de Sociologia e Antropologia.

O-O conteúdo impõe discussão científica!

S-O autor foi Engenheiro e Professor de Lógica.

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Segunda Parte:

2:

E-Euclides Pimenta Rodrigues da Cunha,

U-Um filho de Eudoxia e Manuel da Cunha,

C-Certidão de nascimento de 20-Jan-1866,

L-Local:Fazenda Saudade, em Cantagalo,

I-Incluído no Vale do Paraíso do Sul,

D-Da Região Serrana, na Província:

E-“Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

S-Seus três anos de vida, viram a mãe morrer...

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P-Por isso, foi morar com a Tia Rosinda, que

I-Infelizmente, só viveu por mais 2 anos.

M-Mudou-se para a casa do Tio Antônio(RJ),

E-Em 1879, estudou no Colégio Anglo-Americano.

N-No ano de 1883 foi estudar no Colégio Aquino,

T-Tornou-se aluno de Benjamin Constant;

A-Aluno brilhante também na Escola Militar.

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R-Revela-se Poeta, inspirado em Victor Hugo e

O-Outros: Fagundes Varela, Castro Alves, etc.

D-Desde 1884, publica no Jornal “O Democrata”

R-Resolve estudar Engenharia, e, por um semestre,

I-Ingressa depois, no Curso da Escola Politécnica.

G-Garantiu matrícula em Engenharia Militar,

U-Um Curso de Estado Maior, na Urca, em 1886.

E-Em 1888, durante a visita das Tropas pelo

S-Sr. Ministro da Guerra, ele protesta contra

---------a Política de Promoções do Exército.

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D-Desligado da Escola Militar, sob pretexto,

A-Atestado de Incapacidade Física registrou.

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C-Casou-se em 1890, com Anna E. Solon Ribeiro,

U-Uma filha de um líder da República.

N-Na época entra para a Escola Superior de Guerra,

H-Honrado na Carreira Militar foi promovido

A-A Tenente em 1892. Nasce seu filho Solon.

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2.1:

T-Tanto protesto fez contra o Senador Florianista...

E-Em 1894 é transferido para a cidade de Campanha,

N-No sul de Minas Gerais para reformar o prédio do

E-Exército. Nasce o 2º filho caçula, o “Quidinho.”

N-No ano de 1826, pede reforma no Exército passa a

T-Trabalhar como Engenheiro em São Paulo e

E-Em São Carlos do Pinhal.Escreve sempre...

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N-No ano de 1897 publica o Art. “A nossa Vendeia” sobre

A-A derrota da 3ª expedição contra a Guerra de Canudos,

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C-Comandada pelo Coronel Moreira César.

A-A partir de 1897 passa a correspondente do Jornal

R-Reconhecido “O Estado de São Paulo” para

R-Relatar a cobertura da “Guerra de Canudos.”

E-Em “Descalvado”, vive na Fazenda do Pai, em S. Paulo,

I-Inicia a escrever “Os Sertões” e o publica em 1900.

R-Reconstrói em S. José do Rio Pardo, S. Paulo,

A-A famosa Ponte metálica. Em 1901 foi para RJ.

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M-Manoel é seu 3º filho.Assina contrato e, então,

I-Inicia a segunda versão de “Os Sertões” para a casa

L-Laemmert, no Rio de Janeiro, publica em 1902.

I-Imediato sucesso de público e de crítica também.

T-Trabalha na Comissão de Saneamento de Santos

A-Até 1904. Nomeado Chefe da Comissão Brasileira de

R-Reconhecimento do Alto Purus, fronteira com Peru.

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2.2

E-Esteve responsável pelo levantamento

N-Natural e cartográfico do Rio Purus.

G-Garantiu o trabalho do Planejamento,

E-Em Manaus e durante seis meses e meio,

N-Na região, estudou a extensão, que ainda,

H-Hoje é mantida: Rio Purus tem 3 mil km.

E-Em 1907 volta para o Rio, com tuberculose da

I-Infância e malária contraída na Amazônia.

R-Retorna como adido do Barão do Rio Branco:

O-O Ministro das Relações Exteriores (RJ).

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C-Continua escrever e publica “Peru versus Bolívia”

A-A obra “Um Paraíso Perdido” ficou inacabada,

R-Recomeça os ensaios sobre a Amazônia,

T-Tem a publicação de “Contrastes e Confrontos”

O-Os temas de política internacional e história

G-Garantem mais um sucesso para os leitores.

R-Registra como filho “Luis Ribeiro da Cunha” que

Á-Adotará o sobrenome,Assis,do Cadete,o pai legítimo,

F-Filho de Dilermando, amante de sua esposa Anna.

I-Inicia em 1909, como Professor de Lógica no

C-Colégio Pedro II. Entrega para seu editor,

O-Originais do Livro “À Margem da História.”

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2.3:

D-Depois de uma troca de tiros, com Dilermando

E-E Dinorah,dia 15 de agosto, morre Euclides da Cunha,

S-Sendo o cadete absolvido por legítima defesa.

T-Também em 1916, o Delegado Solon da Cunha

I-Incluido no tiroteio do Acre, morre em 6 de maio,

N-No dia 4 de julho, o aspirante Naval Euclides,

O-O “Quidinho” é morto pelo 2º Tenente Dilermando.

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F-Filhos de Euclides da Cunha tentaram

A-A vingança aos causadores da morte do pai,

M-Mas o Pai Dilermando e seu filho absolvidos,

I-Inflamaram Movimentos Sócio-Políticos

L-Ligados ao enfrentamento, sobretudo na Bahia, de

I-Injustiças Sociais, sob a organizações de Revoltas

A-Articuladas até chegarem às Grandes lideranças,

R-Realidade Política, com aparente identidade.

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N-No Movimento dos Trabalhadores sem Terra,

A-Assentamentos do MST, querem ação política direta...

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S-Sabe-se que há cem anos, iniciou com Euclides da Cunha,

O-O reconhecimento do que chamamos hoje de povo brasileiro,

C-Começou a história de postulação de Direitos e luta pela

I-Igualdade como horizonte da Política. Povos

E-Em luta desigual, os Sertanejos, entrincheirados,

D-Dizimados, mas a epopéia perenizou o exemplo,

A-A relação do lado cruel, da iniqüidade e miséria,

D-Dissolveu a dimensão mística presente no movimento,

E-Em busca da solução imediata para conflitos agrários.

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Terceira Parte:

3:

A-A obra levou 5 anos para sua publicação.

N-No aprofundamento dos estudos científicos,

Á-A redação de “Os Sertões” é sofisticada,

L-Linha preciosista da língua e literatura,

I-Investimento estilístico de refinamento,

S-Sempre destacando os erros dos militares

E-E a astúcia e bravura dos Canudenses.

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C-Com denúncia à covardia furiosa militar,

R-Raiz seduzida pela manifestação de heroísmo,

Í-Inclui a inversão da ordem natural dos fatos,

T-Toda evolução biológica reclama pela

I-Indispensável evolução política e cultural,

C-Com o exemplo da bravura dos indígenas,

A-A ousadia dos Bandeirantes, o Sertanejo

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T-Também foi “antes de tudo” o homem FORTE.

E-Em “Os Sertões” temos três divisões: “A Terra”

X-X da quatão, “O Homem” e “A luta” até a morte;

T-Temos validadas as teses racistas entre os homens,

U-Unilaterais na história : o negro, o índio e o branco.

A-A simbologia usa oxímoros que afirmam e negam

L-Linguagens com força científica da verdade.

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D-Desde o início, o autor focaliza a TERRA

E-E descreve o clima, vegetação e o deserto dos homens.

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O-O segundo momento recorre às teorias RACIAIS;

S-Sua terceira parte: a LUTA é a mais conhecida;

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S-Sobre a Guerra que desmascarou a ideologia falsa,

E-Em nome da Consolidação da REPÚBLICA,

R-Resultou na morte de cerca de 25 mil pessoas,

T-Também destruiu mais de cinco mil casas...

Õ-O autor descreve o conflito de fanatismo,

E-Entre os herdeiros da ação política e religiosa,

S-Seduzidos pelo heroísmo, no capítulo final.

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3.1:

P-Pode-se afirmar que “Euclides da Cunha”

O-O escritor assassinado aos 43 anos, autor de “Os

S-Sertões” sucumbiu, houve testemunha...

I-Instantaneamente, após a 3ª edição de seu livro,

T-Teve assegurado seu lugar de honra imortal, no

I-Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a

V-Vaga da Academia Brasileira de Letras/RJ.

A-A Guerra de Canudos, na verdade marca

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A-A violência e o descaso contra o brasileiro.

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C-Com LITERATURA da melhor qualidade,

L-Leitores, ledores, Críticos Textuais refletem

Á-A glória de ler e interpretar tais fatos com

S-Sociológicos, Humanistas,Naturalistas,

S-Sinalizados pelo competente Euclides!

I-Inúmeras exposições,debates são preparados

C-Com filmagens e um longa metragem sobre

A-A “Vida e Obra de Euclides da Cunha...”

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D-De Noilton Nunes, o filme foi lançado para

O-O Circuito Nacional: “A Paz é dourada.”

C-Coroado de êxito após cinco anos de preparação,

U-Um enigma continua a ser divulgado e estudado,

M-Mostrado cem anos após sua morte, louvado

E-Em eventos, ensaios, na imprensa, na mídia,

N-Na República sonhada, nos momentos históricos,

T-Tombados pelo Serviço de Patrimônio Histórico e

A-Artístico Nacional, nos Grêmios;“OS SERTÕES”

Ç-Considerado como leitura obrigatória nas Escolas,

Ã-Acompanharam o cortejo fúnebre de Euclides,

O-O total de 300 carros até o Cemitério S.João Batista.RJ.

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Quarta Parte:

4:

C-Com traduções para diversos idiomas

O-OS SERTÕES de Euclides da Cunha,

N-Na linguagem radicalmente retórica,

C-Com elaboração poética, parnasiana,

L-Literalmente barroca apresentada, é

U-Uma obra “sui gêneris” que lança mão

S-Sintetizada para fazer poesia ou prosa,

Ã-Argumenta três mil vocábulos, entre

O-Os nomes e alusões nas suas contruções,

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Belo Horizonte, 15 de agosto de 2009.

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Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 29/08/2009
Reeditado em 29/08/2009
Código do texto: T1780945
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