OS MANIQUEUS... e Saramago.
Não se plantam sementes de comida.
Plantam-se sementes de bondade.
Tratem de fazer um bom círculo
de bondade,este os rodearão
e farão crescer mais e mais".
::::::::§§§§§000§§§§§::::::::
Pense em José Saramago. Pense na cegueira . Pense em Mani ou Manes. Pense no séc.III da era cristã . Pense na Pérsia e em uma doutrina religiosa. Pense em heroís e não heróis.
Você já ouviu falar em Maniqueísmo, não ??? O Maniqueísmo começa como uma doutrina religiosa na Pérsia , séc. III da era cristã e tem como fundador , Maniqueu . A doutina baseava-se na convi-
ção de que o Universofora formado por princípios antagõnicos e irredutíveis . Pense agora , no filme "Ensaioa sobre a Cegueira" baseado em obra homônima de José Saramago , o grande escritor português . O que aconteceu é o seguinte:
No ano passado a Federação dos Cegos dos Estados Unidos moveu furiosa campanha contra o filme de José Saramago . Dirigiram-se ruidosamente para a frente de cinemas onde o filme estava sendo exibido , tentando evitar a presençao do público. E por quê?
Segundo eles que não assistiram ao filme , os cegos são apresentados como maus, degenerados. E os há . Aparecem aqueles que procuram tirar proveito da situação. Mas há , também os cegos que procuramo bem , que procuram unir-se para resistir aos maus
e existe ainda a maioria , que em gradação vai de um extremo ao outro . E o que tem a ver o Maniqueísmo ? É que para os maniqueísta o Universo é formado por pricípios antagônicos , contrários Deus X Diabo ; bem X mal; Luz X Trevas ; Espírito X matéria, etc...
De corrente religiosa , que dura mais de 8 séculos, o manique-ísmo acaba impregnando a visão de mundo de grande parte da população. No século XIX , o pensamento ocidental era maniqueísta . Sim para eles o mundo estava dividido : de um lado , o da luz, está o heroi romântico , aquele que só pratica o bem e despreza a matéria . Já o seu opositor não tem nem um o menor traço de bondade : é o ruim, o vilão. Assim como aquele conto da mulher que tinha 2 filhas : uma era boazinha e linda, linda demais , uma fornosura e com a sua bondade ficava mais linda , ainda. A outra era má , muito má e era de uma feiúra que jamais teria conserto. Enfim o mocinho nunca tem o pensamento mau , pois é o mocinho. Assim como a menina extremamente linda só tinha bons olhos para as pessoas. Os outros dois ( o vilão e a moça feia , não tinham chance e eram feios, muito feios.) Mas isso não durou muito , pois com as descobertas começaram a relativizar verdades, que até, então eram intocáveis. Ou seja , nada disso que só os bonitos eram bonzinhos . Qualquer um poderia comeer uma loucura. Feiúra não era sinônimo e maldade e nem a beleza era sinônimo de candura . Convenhamos que o maniqueísmo , hoje não mais vigora . Contudo devemos reconhecer que há traços muito fortes , muito marcantes da sua existência , principalmente em alguns países. E conforme a modalidade cultural .
E foi através dessa teoria maniqueísta que os cegos fizeram a tal da manifestação. Há alguma conotação ? Nem tanto ,assim , mas para eles tinha , e ,muita . O problema é que numa sociedade onde as pessoas desconhecem as mais simples e inócuas metáforas , essa mesma sociedade parte o mundo entre o bem e o mal . Quando essa mesma sociedade cria seus próprios heróis e super heróis que incutem o maniqueísmo no pensamento infantil , usando, infelizmente ,histórias para bestializar os pequenos , é evidente que essa mesma sociedade viva metaforizada. E quem paga o pato é o filme de José Saramago.
Fico por aqui . Deixo aos pais os meus mais sinceros votos de um belo e sorridente dia .Ao lado dos familiares e de Deus. Beijos.
POSTAGEM : Kallena, 08/8/2009