Trabalho infanto-juvenil

Dia das crianças é um dia muito especial para os nossos tutelados, e dia 12 de junho também porque além de ser o dia dos namorados é também uma data especial para nossas crianças e adolescentes. Amanhã, 12, é celebrado o Dia Nacional do Combate a Exploração do Trabalho Infantil. E será que temos algo mesmo a comemorar, muito a refletir ou mesmo é um montão de coisas à agir.

Na nossa sociedade capitalista os valores sociais ainda são bastante escassos no que concerne a labor infantil, apesar de que a Nossa Carta Magna de 1988 previu uma diferenciação entre o ter e o ser. Aqui no Nordeste, mais especificamente aqui em Natal, acho que não diferentemente da realidade Brasileira a população retarda o conhecimento de direitos humanos, enaltece grupos capitalistas sendo consumidora voraz de bens e esquece as nossas crianças menos favorecidas pelo sistema.

Dentre as situações que levam um ser humano a se depreciar estão: A exploração do trabalho infanto-juvenil para o uso degradante da criança e do jovem a fazer tarefas para os responsáveis com a justificativa de servir como mais um "ajudante da casa"; a exploração sexual que é uma das maiores responsáveis pela degradação psicológica, afetiva, social das nossas crianças. Também há o trabalho escravo, situação comum em algumas regiões no país.

De fato tais situações descritas acima que estão em desconformidade com a moralidade, os bons costumes e com a lei é infelizmente antiga pela cultura do sistema em que vivemos.