490-O QUE É POESIA? Acróstico-didático: 23º de 100-(ARISTÓTELES)

490-O QUE É POESIA? Acróstico-didático: 23º de 100-(ARISTÓTELES)

Por Sílvia Araújo Motta

P- POESIA vista por Aristóteles,

O-O poeta está próximo do filósofo:

E-É uma representação não histórica;

S-Sábio tema poético-fictício!

I-Imposta a idéia no Renascimento,

A-Aplaude o pensamento do autor.

Belo Horizonte, 20 de maio de 2006.

ARISTÓTELES DE ESTAGIRA, 384 a.C. -322 a.C.Filósofo Grego, um dos maiores pensadores de todos os tempos. Suas reflexões filosóficas - por um lado originais e por outro reformuladoras da tradição grega - acabaram por configurar um modo de pensar que se estenderia por séculos. Prestou inigualáveis contribuições para o pensamento humano, destacando-se: ética, política, física, metafísica, lógica, psicologia, POESIA, retórica, zoologia, biologia, história natural e outras áreas de conhecimento. É considerado por muitos o filósofo que mais influenciou o pensamento ocidental.

A poética para ARISTÓTELES é imitação (MIMESIS) e abrange a POESIA ÉPICA, A TRAGÉDIA E A COMÉDIA. A imitação visa a recriação e a recriação visa aquilo que pode ser. Desse modo, a poética tem por fim o possível. O homem apresenta-se de diferentes modos em cada gênero poético: a POESIA ÉPICA apresenta o homem como maior do que realmente é, idealizando-o; A TRAGÉDIA apresenta o homem exaltando suas virtudes e a comédia apresenta o homem ressaltando seus vícios ou defeitos.

silumotta@hotmail.com

www.silviaraujomotta.virtualismo.com.br

www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta

http://www.mundopoeta.net/autores/silvia_motta.htm

http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=1481

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 20/05/2006
Reeditado em 20/05/2006
Código do texto: T159681
Classificação de conteúdo: seguro