486- - O QUE É POESIA? Acróstico-didático:19º de 100-(Camões no Classicismo)

486- - O QUE É POESIA? Acróstico-didático:19º de 100-(Camões no Classicismo)

Por Sílvia Araújo Motta

P-Período Histórico no CLASSICISMO:

O-O resgate das belas formas, tradições,

E- E da cultura clássica greco-romana;

S-Seu mais importante Poeta: CAMÕES,

I-Indiscutível legado imortalizado,

A-A obra “Os Lusíadas” de atuais lições.

Belo Horizonte, 17 de maio de 2006.

-

www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta

Luís de Camões nasceu por 1524 ou 25, provavelmente em Lisboa. Seus pais eram Simão Vaz de Camões e Ana de Sá. Morreu em 10 de Junho de 1580. Algum tempo mais tarde, D. Gonçalo Coutinho mandou gravar uma lápide para a sua campa com os dizeres: «Aqui jaz Luís de Camões, Príncipe dos Poetas de seu tempo. Viveu pobre e miseravelmente, e assim morreu.» Tudo parece indicar, embora a questão se mantenha controversa, que Camões pertencia à pequena nobreza. Um dos documentos oficiais que se lhe refere, a carta de perdão datada de 1553, dá-o como «cavaleiro fidalgo» da Casa Real de Portugal.

É difícil explicar a vastíssima e profunda cultura do poeta sem partir do princípio de que freqüentou estudos de nível superior. O facto de se referir, na lírica, a «longo tempo» passado nas margens do Mondego, ligado à circunstância de, pela época que seria a dos estudos, um parente de Camões, D. Bento, ter ocupado os cargos de prior do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e de cancelário da Universidade, levou à construção da hipótese de ter Camões estudado em Coimbra, frequentando o mosteiro de Santa Cruz.

Mas nenhum documento atesta a veracidade desta hipótese.

Século XVI : O CLASSICISMO NA HISTÓRIA- O classicismo tem como elemento principal o resgat de formas e valores da cultura clássica, ou seja greco-romana. O mais importante poeta deste período histórico foi Luís de Camões que escreveu Os Lusíadas, narrando as aventuras marítimas da época dos descobrimentos. Destacam-se também os franceses François Rabelais e Michel de Montaigne. Na Inglaterra, o poeta de maior sucesso foi William Shakespeare se destaca na poesia lírica e no teatro. Na Espanha, Miguel de Cervantes faz uma sátira bem humorada das novelas de cavalaria e cria o personagem Dom Quixote e seu escudeiro, Sancho Pança, na famosa obra Dom Quixote de La Mancha.

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 19/05/2006
Reeditado em 24/01/2024
Código do texto: T158812
Classificação de conteúdo: seguro