2377-AUGUSTO BOAL-DRAMATURGO CARIOCA MORRE NO RIO DE JANEIRO/2009

2377-AUGUSTO BOAL-DRAMATURGO CARIOCA MORRE NO RIO DE JANEIRO/2009

Homenagem acróstica

Por Sílvia Araújo Motta

(Rio de Janeiro, 16 de março de 1931

Rio de Janeiro, 2 de Maio de 2009)

A-A notícia do falecimento de Augusto Boal,

U-Um DRAMATURGO, do Rio de Janeiro,

G-Garante o grande pesar do povo brasileiro:

U-Um “Embaixador Mundial do Teatro”:

S-Seu título merecido, dado pela UNESCO,

T-Trouxe aplauso da Educação,Ciência,Cultura,

O-O Fundador do “Teatro do Oprimido”/RJ.

-

B-Boal criou um “Modelo Teatral” que transformou

O-O espectador em Ator, praticado no mundo.

A-Artista, Filósofo, Pensador do Mundo formou

L-Líderes nos palcos, com amor profundo.

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D-Diversas iniciativas em vários países,

R-Renderam-lhe merecido reconhecimento,

A-Assinado por autoridades internacionais,

M-Modo de fazer teatro “alegre e instrutivo,”

A-Aconselhando ações, de impactos mundiais,

T-Trouxe a forma de “Teatro Social-Popular”,

U-Um “Teatro de Arena”, como artes marciais,

R-Reveladas desde a infância. Completou sua

G-Graduação em Engenharia Química na UFRJ;

O-O PhD, em Nova Iorque,1950.Naquele ano

-

C-Completou estudos na “School of Dramatics Arts/USA.”

A-Aqui no Brasil, o Teatro de Arena de São Paulo,

R-Revelou o sucesso também. Sua OBRA escrita...

I-Indispensável nas Escolas de Teatro do Mundo,

O-Oferecida, atualmente, em mais de vinte traduções.

C-Centros de Difusão:Rio de Janeiro,Santo André,Londrina,

A-Ainda estão nos Estados Unidos, na França e no Brasil.

-

Belo Horizonte, 3 de maio de 2009.

-

PRÊMIOS DE AUGUSTO BOAL:

1962 - Prêmio PADRE VENTURA, melhor diretor - São Paulo

1963 - Premio SACY, melhor diretor, São Paulo

1965 - Premio SACY, São Paulo, Brésil

1959-1965 – Vários prêmios de Associações de Críticos de Teatro do Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e São Paulo

1965 - Prêmio MOLIÈRE pelo espetáculo A Mandrágora de Machiavel - Brasil

1967 - Prêmio MOLIÈRE pela criação do "Sistema Curinga" - Brasil

1971 -OBIE AWARD para o melhor espetáculo off - Broadway. LATIN AMERICAN FAIR OF OPINION, EUA

1981 - OFFICIER DES ARTS ET DES LETTRES – Ministère de la Culture, França

1981 - Prémio OLLANTAY, de Creación y Investigación Teatral, CELCIT, Venezuela

1994 - Prêmio CULTURAL AWARD da cidade de Gävle, Suécia

1994 - Medalha PABLO PICASSO da UNESCO

1995 - OUTSTANDING CULTURAL CONTRIBUTION - Academy of the Arts - Queensland University of Technology, Austrália

1995 - PRIX CULTURAL - Institut Für Jugendarbeit - Gauting, Baviera

1995 - THE BEST SPECIAL PRESENTATION - Manchester News – UK

1996 - Doctor Honoris Causa in Humane Letters, University of Nebraska, EUA

TRADITA INNOVARE, INNOVATA TRADERE, University of Göteborg, Suécia

1997 - LIFETIME ACHIEVEMENT AWARD, American Theatre Association in Higher Education, ATHE, EUA

PRIX DU MÉRITE, Ministère de la Culture do Egito.

1998 – PREMI D´HONOR, Institutet de Teatre, Barcelona, Espanha

- PREMIO DE HONOR, Instituto de Teatro, Ciudad de Puebla, México

1999 - Honra ao mérito. União e Olho Vivo. Brasil.

2000- Proclamation of the City of Bowling Green, Ohio. EUA

– Doctor Honoris Causa in Fine Arts, Worcester State College, EUA

– Montgomery Fellow, Dartmouth College, Hanover, EUA

2001 - Nominated (for July, 2001) DOCTOR HONORIS CAUSA in Literature, University of London, Queen Mary, UK

International Award for Contribution of Development of Drama Education „Grozdanin kikot“.

2002 - Baluarte do Samba, homenagem da Escola de Samba Acadêmicos da Barra da Tijuca

2005 - Comendador Governo Federal. Brasil.[4]

2008 - Crossborder Award for Peace and Democracy.Irlanda[5]

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Em português

Arena conta Tiradentes. São Paulo: Sagarana,1967.

Crônicas de Nuestra América. São Paulo: Codecri, 1973.

Técnicas Latino-Americanas de teatro popular: uma revolução copernicana ao contrário. São Paulo: Hucitec, 1975.

Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1975.

Jane Spitfire. Rio de Janeiro: Codecri,1977.

Murro em Ponta de Faca. São Paulo: Hucitec, 1978.

Milagre no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

Stop: ces’t magique. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

Teatro de Augusto Boal. vol.1. São Paulo: Hucitec,1986.

Teatro de Augusto Boal. vol.2. São Paulo: Hucitec,1986.

O Corsário do Rei. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.

O arco-íris do desejo: método Boal de teatro e terapia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1990.

O Suicida com Medo da Morte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992

Teatro legislativo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

Aqui Ninguém é Burro! Rio de Janeiro: Revan, 1996

Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

Hamlet e o filho do padeiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira – 2000

O teatro como arte marcial. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

Em espanhol

Categorias de Teatro Popular. Buenos Aires: Ediciones Cepe,1972.

Em francês

Théâtre de l’opprimé. Éditions La Découverte, 1996.

Jeux pour acteurs et non-acteurs. Éditions François Maspero, 1978.

Pratique du théâtre de l’opprimé. Centre d’étude et de diffusion des techniques actives d’expression, 1983.

Stop ! c’est magique. Éditions Hachette, 1980.

Méthode Boal de théâtre et de thérapie. Éditions Ramsay, 1990.

L’Arc-en-ciel du désir. Éditions La Découverte, 2002.

Em inglês

Theatre of the Oppressed. Londres: Pluto Press,1979.

Games for Actors and Non-Actors. London: Routledge, 1992.

The Rainbow of Desire. London: Routledge, 1995.

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PRINCIPAIS DIREÇÕES/CURIOSIDADES

-Primeira Direção:Ratos e Homens, de John Steinbeck,

-Direção:Chapetuba Futebol Clube, de Oduvaldo Vianna Filho, 1959,

-1959 A Farsa da Esposa Perfeita, de Edy Lima

-Fogo Frio, de Benedito Ruy Barbosa, em 1960,

-A Engrenagem, adaptação dele e de José Celso Martinez Corrêa do texto de Jean-Paul Sartre.

-Em 1961, Antônio Abujamra dirige um outro texto de Boal, José, do Parto à Sepultura,

-Em 1963 encena O Noviço, de Martins Pena

-Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams,

-O Melhor Juiz, o Rei, de Lope de Vega e Tartufo, de Molière, produções de 1964.

-Depois do golpe militar, Boal dirige no Rio de Janeiro o show Opinião, com Zé Kéti, João do Vale e Nara Leão - depois substituída por Maria Bethânia).

-Arena Conta Zumbi (1965

-Arena Conta Tiradentes, centrado em outro movimento histórico de luta nacional - a Inconfidência Mineira.

-A Primeira Feira Paulista de Opinião

-Com a decretação do Ato Institucional nº 5, em fins de 1968, o Arena viaja para fora do país, excursionando, entre 1969 e 1970 pelos Estados Unidos, México, Peru e Argentina.

-A Resistível Ascensão de Arturo Ui, de Brecht,

-Em 1971, Boal é preso e torturado. Na seqüência, decide deixar o país, com destino à Argentina, terra de sua esposa, a psicanalista Cecília Boal. Lá permanece por cinco anos e desenvolve o Teatro Invisível. Naquele mesmo ano, Torquemada, um texto seu sobre a Inquisição, é encenado em Buenos Aires.

-Mulheres de Atenas, uma adaptação de Lisístrata, de Aristófanes, com músicas de Chico Buarque.

-Murro em Ponta de Faca, texto em que Boal enfoca a vida dos exilados políticos.

-Em 1981, promove o I Festival Internacional de Teatro do Oprimido.

-Augusto Boal foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2008, em virtude de seu trabalho com o Teatro do Oprimido.

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Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 11/05/2009
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