O Livro de Neemias

O cativeiro babilônico e a restauração do templo é o assunto principal do livro.

Liderou Neemias a reconstrução dos muros internos de Jerusalém.

Indicado foi Neemias única e exclusivamente governador pelo rei persa.

Versículos e capítulos narram a invasão de Nabucodonosor a Jerusalém levando cativas nove mil pessoas para a Babilônia.

Retornou Nabucodonosor a Jerusalém e levou uma quantidade ainda maior de gente, quarenta e oito mil pessoas.

O rei em 537 a.C, fez um decreto pelo qual todos os judeus que desejassem poderiam voltar para a sua pátria.

Dividiam-se os judeus na Babilônia em três classes.

Eram os que tinham 70 anos ou mais e não mais queria voltar, os que já tinham construído a sua vida na babilônia e havia também os que nasceram no país e conhecia a Palestina só de ouvir falar.

No cativeiro foram criadas sinagogas para o povo congregar e ministrar as escrituras.

Era também de fundamental importância que o templo fosse reconstruído em sua própria terra.

Era chamado o templo de Zorobabel.

Muitas foram às oposições do inimigo, a ponto de conseguirem embargar a obra junto ao reino da Pérsia.

Iniciaram a reconstrução graças ao incentivo do Profeta Ageu.

A obra completou em 515 a.C.

Sua carreira se encerrou com o regresso a Jerusalém em 433 a.C.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 06/05/2009
Código do texto: T1579217
Classificação de conteúdo: seguro