REFLEXÃO PARA CRESCIMENTO INTERIOR

Perceber cada ação, cada sentimento e cada emoção de maneira plena nos ajuda a fortalecer nossa percepção do quanto a mente tenta, o tempo todo, nos levar para o passado ou o futuro, isto é, ao racionalismo egocêntrico desconectado de sentimentos e emoções verdadeiros

A inconsciência e o agir de modo automático reforçam nossa dominação pela mente. Entretanto, ainda vivenciamos a ilusão de que somos nós que exercemos o comando sobre ela.

Mas é preciso lembrar que atenção não pode ser confundida com repressão. Reprimir um sentimento só faz com que ele se amplie ainda mais. Observar, sem qualquer julgamento, apenas buscando entender sua origem é o melhor meio de aprender a lidar com o que sentimos.

Quanto maior for o nosso saber acerca de nós mesmos, maior será também a nossa compreensão dos processos internos que vivenciamos. E quanto maior a compreensão, menor será o poder que estas energias exercerão sobre nós.

Não existe possibilidade de libertação a não ser pelo entendimento e aceitação daquilo que somos e do que sentimos. Este é um processo extremamente belo para quem está disposto a se permitir a aventura de conhecer profundamente o próprio interior.

Encarar este exercício como uma grande oportunidade, ao invés de um sacrifício, fará toda a diferença. A escolha é totalmente nossa e através dela podemos mudar de rumo e escolher uma nova maneira de viver ou, ao contrário, continuar seguindo o caminho já conhecido. Ele pode ser mais fácil e muito mais cômodo, mas certamente não nos levará à transformação que buscamos.

"... Precisamos ser ousados, corajosos. Precisamos dar um passo para o desconhecido.

Por um certo tempo, todos os limites ficarão perdidos.

Por um certo tempo, você vai sentir-se atordoado.

Por um certo tempo, você vai sentir-se muito amedrontado e abalado, como se tivesse havido um terremoto.

Mas se formos corajosos e não voltarmos para trás, a cair no ego, mas seguindo sempre em frente, surgirá um centro oculto dentro de nós...

Uma vez que aproximemos dele, tudo muda, tudo volta a se assentar novamente. Mas agora esse assentamento não é feito pela sociedade. Agora, tudo se torna um cosmos e não um caos; nasce uma nova ordem. Mas esta não é a ordem da sociedade - é a própria ordem da existência.

Sempre que estivermos sofrendo, tentemos simplesmente observar e analisar, então descobriremos que, em algum lugar, o ego é a causa do sofrimento. E o ego continua encontrando motivos para sofrer....

... "A árvore não está fazendo nada - apenas uma brisa, uma situação, e a folha seca simplesmente cai. A árvore nem mesmo percebe que a folha seca caiu. Ela não faz qualquer barulho, ela não faz qualquer anúncio - nada. A folha seca simplesmente cai e se despedaça no chão, apenas isso.

Quando amadurecemos através da compreensão, da consciência, e sentirmos com totalidade que o ego é a causa de toda a nossa infelicidade, um dia simplesmente veremos uma folha seca caindo. Ela pousa no chão e morre por si mesma, e então o verdadeiro Centro surge.

E este Centro Verdadeiro é o Espírito, o Eu, a Verdade, ou como o quisermos chamar"

Qualquer que seja o nosso Deus ou Força Superior façamos com sua participação esteja cada mais presente em nossas vidas...

AUTOR: Dr. Clement Hajian