478- O QUE É POESIA? Acróstico-didático: 11º de 100--(FUSÃO OU JUNÇÃO DE VOGAIS)

478- O QUE É POESIA? Acróstico-didático: 11º de 100--(FUSÃO OU JUNÇÃO DE VOGAIS)

Por Sílvia Araújo Motta

P-POESIA é o reflexo da Divindade,

O-O pôr-do-sol ou um amanhecer...

E-É a execução melódica da realidade

S-Sentida, do viver ao anoitecer...

I-Inusitada paixão, amor de verdade,

A-A obra de arte poética faz renascer.

Belo Horizonte, 15 de maio de 2006.

PROCESSOS OU MÉTODOS para diminuir as sílabas métricas ou processos de fazer a junção de sílabas: crase, elisão, sinalefa, sinérese, alferese, síncope, apócope e ectipse.

Postjunção - designação de Luiz Otávio - junção posterior a uma sílaba ou palavra.

Prejunção - designação de Luiz Otávio - junção anterior a uma sílaba ou palavra.

Semivogais - são os fonemas "i" e "u", quando ao lado de uma vogal formam uma sílaba com elo. (Assim em: "pai", "mau", o "i" e o 'u" funcionam com valor de consoante, em "lu-ta", vi-da", funcionam com função de vogal).

Sílaba ou métrica ou poética - são sílabas nos versos, (contagem diferente das sílabas gramaticais).

Sinalefa - fusão ou junção de vogais ou semivogais, entre duas palavras, formando ditongo (Este amor" = "Estiamor").

Síncope - supressão de fonema ou sílaba no meio da palavra ("p/ra").

Sinérese - transformação de um hiato em ditongo, na mesma palavra. ("ci-úme" em ciú-me".

Suarabacti - "aumento de uma sílaba métrica, pela pronúncia das vogais de apoio, nos encontros consonantais disjuntos". (Luiz Otávio) "i-gui-no-rar".

Tônica - sílaba forte, acentuada.

Vogais - "Fonemas sonoros, que se produzem pelo livre escapamento do ar pela boca e se distinguem entre si por seu timbre característico", (Rocha Lima).

Vogal forte ou fraca - a vogal átona ou acentuada (tônica) da palavra ou verso.

---***---

silumotta@hotmail.com

www.silviaraujomotta.virtualismo.com.br

www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 16/05/2006
Reeditado em 19/05/2006
Código do texto: T156982
Classificação de conteúdo: seguro