474- O QUE É POESIA? Acróstico-didático: 7º de 100(Gêneros)

474- O QUE É POESIA? Acróstico-didático:7º de 100 (Gêneros)

Por Sílvia Araújo Motta

P- POESIA? Já tem sido generalizada,

O-Organizada de forma DRAMÁTICA;

E-ÉPICA, se exaltar, fizer comentários,

S-Seus fatos heróicos, reais ou imaginários;

I-Infinitamente LÍRICA, de forma artística,

A-A exprimir sentimentos extraordinários.

Belo Horizonte, 15 de maio de 2006.

1-O Gênero é DRAMÁTICO quando os "atores, num espaço especial, apresentam, por meio de palavras e gestos, um acontecimento". Retrata, fundamentalmente, os conflitos humanos.

No poema dramático, a história é contada através das falas dos personagens. As peças de teatro escritas em verso constituem forma de poesia dramática.

2-Gênero LÍRICO

A palavra lírico vem do latim, que significa lira; instrumento musical usado para acompanhar as canções dos poetas da Grécia antiga, e retomado na Idade Média pelos trovadores. Pode-se dizer que o gênero lírico é a expressão do sentimento pessoal. "É a maneira como a alma, com seus juízos subjetivos, alegrias e admirações, dores e sensações, toma consciência de si mesma no âmago deste conteúdo" (Hegel). A lírica já foi definida como a expressão da "primeira pessoa do singular do tempo presente.” Ex: A Lírica de Camões.

3-O Gênero ÉPICO

O termo Épico vem do grego Epos, narrativa ou recitação.

ÉPICO: quando temos uma narrativa de fundo histórico; são os feitos heróicos e os grandes ideais de um povo o tema das epopéias. A poesia épica nasceu no Ocidente com Homero, poeta grego autor do que seria os primeiros modelos deste gênero: Ilíada e a Odisséia. A objetividade é característica marcante do gênero épico. A épica já foi definida como a poesia da "terceira pessoa do tempo passado".

---***---

silumotta@hotmail.com

www.silviaraujomotta.virtualismo.com.br

www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 15/05/2006
Reeditado em 18/05/2006
Código do texto: T156345
Classificação de conteúdo: seguro