473- O QUE É POESIA? Acróstico-didático: 6º de 100-(ALEMANHA)

473- O QUE É POESIA? Acróstico-didático: 6º de 100-(ALEMANHA)

Por Sílvia Araújo Motta

P- POESIA? Será a antítese da livre prosa?

O-O pensamento dentro do ritmo regular?

E-É a cadência à regra fixa rigorosa?

S-Será que poesia é o oposto da Ciência?

I-Imaginação da visão pessoal maravilhosa

A-Ao ponto realístico, na essência?

Belo Horizonte, 13 de maio de 2006.

(*) Byron, Poeta inglês (1788-1824). Sua obra e sua PERSONALIDADE ROMÂNTICA têm grande repercussão na Europa do início do século XIX. George Gordon Noel Byron, mais conhecido como Lord Byron, nasce em Londres e, aos dez anos, herda o título nobiliárquico de um tio-avô, tornando-se o sexto LORD BYRON. Publica HORAS DE ÓCIO(1807). Com apenas 21 anos ingressa na Câmara dos Lordes e viaja pela Europa e pelo Oriente, regressando em 1811. Em 1812 publica o poema A PEREGRINAÇÃO DE CHILDE HAROLD. Na Suíça em 1816, após o divórcio de Lady BYRON, escreve o TERCEIRO CANTO DE A PEREGRINAÇÃO DE CHILDE HAROLD, O PRISIONEIRO DE CHILLON (1816) E MANFRED (1817). Em Veneza escreve em 1818 BEPPO, uma História Veneziana, sátira à sociedade local. 1819: começa o inacabado DON JUAN. Torna-se membro do comitê londrino para a independência da Grécia, país para onde viaja em 1823 para lutar ao lado dos gregos contra os turcos. Morre quatro meses depois, em Missolonghi.

(*)As idéias do clássico alemão, foram desenvolvidas e propagadas intensamente por dois poetas: Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) e Friedrich von Schiller (1759-1805).

Goethe era antes de tudo já conhecido como autor do romance AS DORES DO JOVEM WERTHER.Ministro e Conselheiro do Duque na Corte, junto à sua atividade política, ele encontrava tempo para fazer poesia e pesquisar; dirigia o teatro da corte e fazia inúmeras viagens.GOETHE descobriu também o "intermaxillare" no homem (Sutura incisiva Goethe). A falta congênita desse osso, que no crânio do animal estava estampada, em contraposição ao homem, tinha valido para Goethe como uma prova de que o homem era uma criação independente, própria da NATUREZA DE DEUS. Através de sua descoberta agora mostrava Goethe, dez anos antes de Darwin, a ligação entre o mundo animal e humano e com isso a unidade ("Harmonia") da Natureza.

(*)SCHILLER, nascido em Weimar. Poeta lírico. Depois de Goethe, é considerado o maior poeta da literatura alemã. Apesar de suas constantes doenças, perseguição política (por causa da sua peça Os ladrões) foi autor de trabalhos literários e produtor de revistas e gozou de uma fama que crescia dia a dia... Em 1788, Schiller foi chamado por Goethe para ser professor de história em Jena. SCHILLER é o primeiro poeta alemão muito agradecido pelos importantes impulsos da nova crítica da filosofia de Kant. Schiller foi um TEÓRICO da literatura do período clássico.

(*)No século XIX, o clássico alemão mostra na educação da burguesia um efeito imenso. Citações das obras de GOETHE E SCHILLER se tornaram provérbios populares. As leituras dos clássicos foi tarefa, dever obrigatório nas escolas superiores da Alemanha. Os dramas de Schiller dominavam os programas dos teatros. É de se observar que muitos nessa época, eram vistos como autores românticos.

silumotta@hotmail.com

www.silviaraujomotta.virtualismo.com.br

www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 14/05/2006
Reeditado em 19/05/2006
Código do texto: T155859
Classificação de conteúdo: seguro