469-O QUE É POESIA? Acróstico-didático: 2º de 100-(METRIFICAÇÃO)

469-O QUE É POESIA? Acróstico-didático: 2º de 100-(METRIFICAÇÃO)

Por Sílvia Araújo Motta

P-POESIA!O que é? Inicialmente,

O-Ordenou pensamentos belos,

E-Escritos com a melodia da mente

S-Sem se preocupar com os elos

I-Indicados, posteriormente,

A-À cantante métrica das estrofes.

Belo Horizonte, 12 de maio de 2006.

(*)METRIFICAÇÃO:Ato ou efeito de versificar.VERSO é cada uma das linhas que constituem um poema.Unidade rítmica de uma poesia.Muitos versos podem ser definidos como compassos de métrica ou mesmo compassos de rima clássica. Efetivamente na sua origem, o VERSO era entendido como compasso de entoação, de métrica e de edição. Com a evolução histórica da poesia surgiram os VERSOS BRANCOS, sem métrica. ESTROFE é um conjunto de versos. Modernamente, existem tanto a POESIA PROSAICA, desprovida das características clássicas, isto é, rima, métrica ou mesmo ritmo, quanto a PROSA POÉTICA, impregnada de poesia..Uma definição restrita e sintática para a ESTROFE seria: parte do discurso de intenção poética formada por versos que constituem um período sintático completo. RESTRITA porque como o verso, a estrofe admite licenças poéticas. Há estrofes com mais de um período sintático e estrofes encadeadas.

-

www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 13/05/2006
Reeditado em 05/01/2024
Código do texto: T155229
Classificação de conteúdo: seguro